O vereador esteve no local e registrou a situação através de imagens que mostram a situação em que se encontra o Centro de Atenção Psicossocial.
Ao fazer uso da tribuna nesta segunda-feira, dia 6, o vereador Valter Orbem (PSD) lamentou o abandono da estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Orleans. Na última semana, ele esteve no local e registrou a situação através de imagens que mostram a falta de manutenção.
“Eu levantei o assunto em outra reunião sobre o CAPS. Eu disse que estava bastante abandonado. Eu estive lá visitando. Realmente, funcionando está, mas a título de esforço maior dos funcionários. Nós tínhamos uma horta no local, que era mantida pelas pessoas que lá se tratavam, mas está abandonada. O banheiro, inclusive, estava interditado. Eu conversei, na última quinta-feira, com o vice-prefeito Mário Coan e ele me garantiu que veria essa situação e resolveria”, declarou.
Nesta quarta-feira, dia 8, o vereador realizou novamente uma visita e, dos problemas relatados, Valter apurou que apenas o do banheiro foi resolvido até o momento. O local é uma unidade especializada em saúde mental, que tem como objetivo o tratamento e a reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, incluindo também aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
O secretário da Saúde de Orleans, Murilo Debiasi, falou sobre o assunto. “Sobre a horta, desde o início da pandemia as atividades em grupos foram suspensas e a horta do CAPS era mantida por um grupo desenvolvido com pacientes. Como nas últimas semanas os número da Covid-19 diminuíram e já temos boa parte da população imunizada, as atividades em grupo estão sendo retomadas gradativamente com limitação de participantes e protocolos sanitários, para que os pacientes possam participar de atividades terapêuticas em grupo. Estamos desenvolvendo um projeto para a horta com parceria de voluntários. Quanto ao problema em um dos banheiros, uma equipe está trabalhando para resolver”, esclareceu.
[soliloquy id="386606"]