O vereador Lucas Canever Librelato (PSDB), ao utilizar a tribuna na noite dessa segunda-feira (10), na sessão ordinária da Câmara de Orleans, apresentou reivindicações feitas pela Associação de Moradores do Loteamento Paraíso.
“O loteamento foi entregue há mais de 15 anos pelo loteador sem a devida infraestrutura. Naquela época, não tínhamos o Plano Diretor atualizado. Mas as pessoas moram lá todo este tempo e pagam seus impostos. Elas dizem que há muito tempo reivindicam, muito pouco foi feito e o pouco já feito foi pela atual Administração Municipal”, afirmou o vereador.
Entre os pedidos, estava o calçamento ou asfaltamento das ruas regularizadas. “Os moradores aceitam fazer uma parceria público-privada para este serviço. Já existe uma lei que aprovamos nesta Casa Legislativa. Me coloco à disposição para explicar como ela funciona e esclarecer quais as responsabilidade do poder público e dos moradores”, ressaltou Lucas.
“No decorrer deste ano, fiz um pedido à deputada federal Geovania de Sá, que alocou, mediante projeto da Prefeitura Municipal de Orleans, o valor de R$ 250 mil para calçamento de ruas no loteamento Paraíso”, complementou o vereador Hildegart Thessmann Durigon (PSDB). “Este valor ainda não foi liberado, mas foi reservado para o orçamento do ano que vem. Eu não gostaria de me adiantar, porque valor antecipado não é garantido e estamos muito calejados com estas situações, mas só para deixar registrado que houve esta locação de recurso no mês de julho”, ponderou.
Conforme o vereador Lucas, em relação à solicitação de saneamento básico, diversas ruas estarão contempladas nas novas etapas do esgotamento sanitário previsto para iniciar nas próximas semanas. Entre elas, ruas localizadas loteamento Paraíso. “Também solicitam colocação de caixas coletoras de lixo. Isso também já foi pautado aqui e solicitamos que a Prefeitura de Orleans adote um padrão, realize a licitação e faça a distribuição conforme a necessidade de cada bairro”, informou.
Um terreno baldio tem servido de campo de futebol no loteamento. O pedido dos moradores é que a Administração Municipal, por meio do Setor de Infraestrutura, providencie a uma rede para cercar o local com o intuito de dar mais proteção às crianças. “Além disso, o loteamento é muito acometido por falta água, em especial aos sábados, então solicitamos ao Samae para que tente resolver isso, pois sabemos que falta da água é um problema e ninguém quer conviver com isso”, concluiu.
Confira o pronunciamento completo através do vídeo abaixo, dos 26min45seg aos 33min57seg: