O principal objetivo do projeto é facilitar os trâmites para os moradores interessados em obter a cidadania italiana

Foto – Divulgação
Na última sessão ordinária do poder legislativo de Lauro Müller, realizada em 24 de março, o vereador Valdecir Miotello (União Brasil), durante seu discurso na tribuna, apresentou um projeto com o objetivo de fortalecer os laços entre Lauro Müller e a Itália, especialmente com a região do Vêneto, no nordeste do país.
O principal objetivo do projeto é facilitar os trâmites para os moradores interessados em obter a cidadania italiana, criando, ao mesmo tempo, um vínculo de amizade entre o município e o país europeu. Segundo o vereador, muitas pessoas que desejam obter a cidadania enfrentam dificuldades para iniciar o processo. Com o projeto, elas serão direcionadas à comuna correta na região.
O vereador realizará um levantamento no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), no município de Orleans, para identificar todos os sobrenomes das famílias italianas residentes em Lauro Müller, a fim de determinar a comuna de origem e incluí-las no projeto.
Ele também anunciou que uma comitiva italiana visitará Lauro Müller em julho de 2025 e levará uma lista contendo os nomes e sobrenomes das famílias interessadas em obter a cidadania italiana. Os nomes podem ser informados diretamente ao vereador pelo número de celular (48) 99681-4850.
Entre meados do século XIX e início do século XX, muitas famílias italianas chegaram ao Sul do Brasil para recomeçar suas vidas. Nessa região, criaram filhos e netos, que preservaram as tradições. Assim, muitos municípios se tornaram predominantemente descendentes de italianos, como é o caso de Lauro Müller e outras cidades do Sul catarinense.