Política

Vereador busca esclarecimentos sobre a coleta de lixo em Morro da Fumaça

Foto: Divulgação

A coleta de lixo em Morro da Fumaça tem sido alvo de debates intensos entre os vereadores do município. Recentemente, o tema ganhou destaque nas últimas Sessões Ordinárias, após o Pedido de Informação nº 13/2023, de autoria do vereador Robson Francisconi (PP), que busca esclarecimentos sobre o contrato vigente e o processo licitatório da empresa responsável pela coleta de lixo na cidade.

Durante o debate na Câmara Municipal, o vereador Robinho ressaltou a importância de obter informações claras sobre os pagamentos e contratos, enfatizando a necessidade de melhorias em todos os locais do município. Ele destacou os problemas enfrentados no bairro, principalmente no Bairro Naspolini, onde reside, e mencionou a presença de um grande número de cachorros, que acabam espalhando o lixo acumulado durante o intervalo entre as coletas.

“Eu fiz um pedido de informação para compreender como funcionam os pagamentos e contratos. Além disso, apresentei uma indicação para melhorar a coleta de lixo, com foco especial no Bairro Naspolini, mas também incluí a necessidade de melhorias em toda a cidade. Atualmente, a coleta ocorre apenas às terças e sábados, o que não é suficiente. O lixo acaba se acumulando e se espalhando por todo o bairro na maioria das vezes. Reforço o pedido para que a coleta seja realizada três vezes por semana no Bairro Naspolini e em outros locais que também necessitam de melhorias”, ressaltou o vereador Robinho durante o debate.

O pedido apresentado pelo vereador inclui a solicitação de cópia integral do contrato, termos aditivos, notas fiscais e comprovantes de pagamento dos últimos 24 meses, com o intuito de esclarecer as deficiências no trabalho prestado pela empresa. “Atualmente, a empresa responsável pelo recolhimento do lixo recebe por tonelada. Também fiz um pedido de informação adicional que ainda será discutido, sobre como é feita a pesagem do lixo recolhido, quem fiscaliza e onde ocorre esse processo”, indagou Robinho.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Além dos pedidos feitos por Robinho, as vereadoras Jorgia Guglielmi (PSDB) e Silvana de Vasconcelos (MDB) também apresentaram Indicações solicitando melhorias no recolhimento de lixo, respectivamente no Loteamento Joaci Piva e no Bairro Capelinha. Em resposta às indagações, os vereadores Luciano Formentin Pereira (PP), Ricardo Pacagnan da Rocha (PP), Ricardo Guedin (PP) e Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP) apresentaram requerimento convocando o responsável pela empresa Racli Limpeza Urbana LTDA, que possui contrato vigente com a prefeitura, o Secretário do Sistema de Infraestrutura e a Diretora da Fundação do Meio Ambiente para comparecerem na sede do Poder Legislativo e prestarem esclarecimentos.

“A empresa tem contrato com o município desde 2018 e constantemente recebemos reclamações sobre o trabalho dela nos últimos anos. O preço pago por tonelada tem aumentado ano após ano, conforme as informações que obtive por meio do pedido que fiz, mas as reclamações sobre o recolhimento do lixo na cidade também. Todos os dias tenho recebido mensagens de moradores. O meu objetivo é defender as demandas trazidas pela população”, finalizou o vereador Robson.

Notícias Relacionadas

Curta produzido em Garopaba estreia nas telas do FAM 2024 neste domingo

O Festival vai até o dia 11 de setembro e terá ao todo 66 filmes, de 14 países

Coopercocal marca presença no desfile cívico, celebrando 60 anos de conquistas

O desfile foi uma oportunidade de reforçar o compromisso da cooperativa com seus 18 mil associados.

Briga de trânsito termina em morte na BR-101, em Jaguaruna

Testemunhas relataram que o motociclista quebrou o vidro do retrovisor do carro durante a discussão.

Policial militar é investigado por denúncia de racismo e agressão a aluno em escola de SC

A Secretaria de Estado da Educação afirmou que recebeu as denúncias e está acompanhando o caso, repudiando o ocorrido