Turismo

Verão no campo: conheça opções de passeios em comunidades turísticas no Sul catarinense

Há opções também em outras regiões do Estado em comunidades quilombolas e assentamentos da reforma agrária

Foto: Divulgação

Com os termômetros nas alturas, fugir dos bolsões de calor dos centros urbanos e pegar o contrafluxo da praia, rumo ao interior, pode ser uma boa pedida neste verão.

Para buscar um respiro junto à natureza, comunidades quilombolas e assentamentos da reforma agrária catarinenses garantem áreas de mata preservada e opções de passeios com visuais espetaculares.

No território quilombola São Roque, localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos municípios de Praia Grande e Mampituba/RS, os cânions, rios, piscinas naturais e cachoeiras são um convite à visitação.

É possível agendar trilhas com guias da comunidade, que possuem autorização da gestão dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral para realizar o etnoturismo, que alia a valorização da cultura local à visitação.

“Sempre protegemos a natureza e agora levamos as pessoas pelas trilhas e também preservamos nossa cultura, mostramos nossa música, culinária. É a nossa forma de cuidar da natureza que Deus deixou”, conta a presidente da associação da comunidade São Roque, Maria Rita dos Santos. Os agendamentos são feitos por meio do perfil do grupo nas redes sociais.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Para quem não é muito aventureiro, a opção é conhecer a comunidade quilombola Morro do Fortunato e admirar o visual do alto do Morro do Macacu, em Garopaba, enquanto saboreia delícias produzidas ali mesmo. As filhas de Hilário Machado, que deu início à horta e comercialização de verduras, investiram no cultivo orgânico e ampliaram o espaço para receber visitantes e oferecer degustação de produtos artesanais. “Nós estamos com um deck e uma cozinha para servir alimentos e café, um espaço para receber bem as pessoas”, conta Ana Maria Machado. As visitas e eventos podem ser agendados pela página Hilário Verduras Orgânicas nas redes sociais.

Assentamentos

No Extremo Oeste do Estado, o assentamento Tracutinga/Conquista na Fronteira, no município de Dionísio Cerqueira, é referência quando o assunto é cachoeira. Na localidade, trilhas ecológicas levam a quatro quedas d´água, sendo a última uma das mais altas da região. Segundo o Coletivo de Juventude da área de reforma agrária, a comunidade recebe muitos visitantes para realizar caminhadas e acampar.

“As trilhas perpassam os diferentes níveis de dificuldade. São quatro cachoeiras com trilha na mata e a maior dificuldade está no acesso à cachoeira grande, que tem 62 metros de queda. Nos locais de dificuldade moderada a alta, têm cordas que ajudam a facilitar a caminhada”, orienta o Coletivo. O acesso é livre e gratuito, podendo ser encontrado na busca por “cachoeiras do assentamento”, em Dionísio Cerqueira, no aplicativo de mapas.

Em Caçador, no Meio-oeste do estado, a visita ao assentamento Hermínio Gonçalves dos Santos inclui trilha, queda d´água e degustação de produtos orgânicos colhidos no lote dos agricultores Jacemir e Neusa Buffon. “A natureza é impecável. As belezas que ela proporciona são coisas magníficas que não deveriam ser apenas exploradas por seus proprietários, mas estar a serviço da humanidade. Nós temos o privilégio de ter uma cachoeira no lote da reforma agrária e por isso nos consideramos guardiões dessa natureza”, explica Jacemir Buffon. É possível agendar a visita diretamente com o agricultor, pelo telefone (49) 98875-8475.

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Verão SC: policiais argentinos chegam ao estado para auxiliar no atendimento a turistas

Serão três policiais da Província de Misiones, na Argentina, que ficarão no estado até o fim da alta temporada para auxílio em ocorrências e atendimentos que envolvam turistas do país vizinho.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.