Previsão da Defesa Civil do Estado começa a valer em novembro e vai até janeiro
O verão começa somente no dia 21 de dezembro, mas o calor já começa a marcar presença em novembro. A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira (25) a previsão para o trimestre. De acordo com a previsão, os meses de novembro a janeiro terão dias quentes e temporais.
Nesse período, a amplitude térmica diária deve diminuir. Quanto mais próximo do verão, mais quentes as manhãs tendem a ficar. A sensação de calor e abafamento deve ser frequente, mesmo durante as noites.
O fenômeno La Niña continua ativo no Oceano Pacífico Equatorial, diminuindo a frequência de chuvas. Porém, elas podem ser pontualmente intensas, dependendo da posição e intensidade dos eventos de temporais.
A expectativa para novembro e dezembro é de que as chuvas fiquem próximas da média no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. As chuvas devem ficar abaixo da média nas demais regiões, ainda por influência do La Niña.
Com relação às temperaturas, o mês de novembro inicia com a atuação de uma massa de ar frio, o que deve manter a média das temperaturas no mês abaixo da normal. Já em dezembro e janeiro, a expectativa é de que as temperaturas fiquem dentro a acima da normalidade.
Com informações do ND+