O meteorologista Piter Scheuer afirma que Santa Catarina enfrentará dias de calor intenso que podem ultrapassar 35ºC.
O clima invernal vai “dar uma pausa” em todas as região Sul do Brasil, devido a uma grande massa de ar quente com temperatura muito acima da média, que tomará conta de parte da América do Sul, causando calor em Santa Catarina.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, Santa Catarina deve enfrentar tempo seco com poucas chuvas nos próximos três meses, além disso, a estiagem deve atingir o estado pelas próximas duas semanas.
Scheuer destaca que as condições ocorrem devido a um bloqueio atmosférico, que dificulta o processo de formação de nuvens carregadas, desviando o sistema frontal para o Oceano Atlântico e proporcionando uma maior amplitude térmica, com manhãs frias e tardes quentes.
Conforme alertado anteriormente pelo meteorologista, o Estado enfrentará dias de calor extremo ocasionado pelo veranico. As regiões que mais sofrerão serão o Oeste e Sul.
O veranico faz com que o tempo seja mais ensolarados com formação de alguns nevoeiros ao amanhecer durante a segunda e a terceira semana de junho. No entanto, uma frente fria espera o final do mês, com chuvas isoladas.
Inverno nada rigoroso
Piter afirma que o inverno não deve ser rigoroso, pois com essas danças entre o frio e calor, o tempo em Santa Catarina estará dentro da normalidade durante a estação. Apesar do La Niña estar atuando no resfriamento das águas no Oceano Pacífico Equatorial, as temperaturas ainda não devem cair em 2024.
Com informações do site ND+