Geral

Veranico de maio vai até sábado, quando as temperaturas começam a diminuir

Nesta quinta e sexta-feira os termômetros devem voltar a registrar máximas próximas dos 30ºC.

Temperaturas iguais ou acima de 25ºC em um período de quatro dias seguidos ou mais, em um mês que já apresenta clima mais ameno, como maio e junho. É isso que caracteriza o chamado veranico e o que tem acontecido nos últimos seis dias em algumas cidades catarinenses. A tendência é do calor continuar até o final de semana

Nesta quinta e sexta-feira as temperaturas seguem altas. A meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, observa que elas devem se elevar ainda mais do que nesta quarta-feira, quando elas ficaram próximas do 30ºC.

A máxima registrada foi na cidade de Urussanga, no Sul, onde os termômetros chegaram a 29,6ºC. Blumenau registrou 28ºC. Em Florianópolis, a temperatura chegou a 27,33ºC, o suficiente para levar algumas pessoas às praias, como a Joaquina, no Leste da Ilha, que apresentou movimento de banhistas pela manhã.

A meteorologista esclarece que o veranico não acontece necessariamente em maio. Junho e julho, que são meses com temperaturas baixas, também podem registrar uma sequência de dias quentes.

Nesta quinta-feira, o tempo segue estável, com aumento de nuvens no decorrer do dia. A sensação será de um dia abafado. O vento que sopra, vem da direção norte e nordeste, é será de intensidade fraca. Na sexta-feira, haverá aumento de nuvens, com pancadas de chuvas já pela manhã, começando nas cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Apesar disso, a temperatura segue elevada.

A frente fria começa a se afastar entre a tarde e a noite de sábado, quando as temperaturas começam a diminuir. A queda nos termômetros será sentida principalmente no domingo. A chegada de uma massa de ar seco e frio deixa o tempo estável com nevoeiros ao amanhecer e sol em todas as regiões.

Diário Catarinense