O tempo fechou e as temperaturas despencaram em menos de 20 minutos na tarde desta sexta-feira em alguns município da região Sul. O vento forte iniciou por volta das 15 horas, quando os termômetros marcavam 30°C na região do aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. Às 15h20min, a estação meteorológica marcava 24°C e as rajadas de vento 34 quilômetros por hora. Segundo o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, este fenômeno é classificado como uma linha de estabilidade.
“São nuvens do tipo cumulonimbus, que causam trovoadas, rajadas de vento e até granizos. Elas avançam do Sul em direção ao Norte por causa das altas temperaturas”, explica. As nuvens iniciaram por volta das 14h25min no Extremo Sul de Santa Catarina na região dos Cânions, em Praia Grande, e também nas cidades de Timbé do Sul e em Jacinto Machado.
Esta linha de instabilidade não afetará a previsão do tempo para o fim de semana. Segundo Sônego, a expectativa é que os termômetros marquem 32°C neste domingo. Segundo o site Engeplus, este fenômeno é característico da Primavera, mas pode ocorrer em outras estações do ano. Por volta das 16 horas começou a chover em Criciúma.
Até o momento, segundo a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Ângela Mello, nenhum chamado foi registrado.
[soliloquy id=”79023″]