Em Joinville, a velocidade do vento chegou a 72 km/h entre a noite de terça e o início da manhã desta quarta-feira (18)
O vento forte e a ressaca que atingem Santa Catarina nesta semana começam a causar transtornos na região Norte do Estado. Em Joinville, por exemplo, as fortes rajadas de vento chegaram a 72 km/h entre a noite de terça e o início da manhã desta quarta-feira (18).
Em Joinville, aliás, a Defesa Civil atendeu duas ocorrências relacionadas ao vento: uma queda de árvore em Pirabeiraba, que precisou ser removida pelos bombeiros, e a queda do andaime de uma obra no bairro América, sem feridos.
Também houve outros transtornos, como a queda de galhos e o deslocamento de toldos em comércios e outros imóveis particulares. Por não haver feridos e nem grandes danos, a Defesa Civil não foi acionada para esses casos.
Já em São Francisco do Sul, a ressaca causou estragos em um muro de contenção e em calçadas na praia do Mota, revirando os paralelepípedos que fazem parte das estruturas.
Além disso, a Defesa Civil solicitou o isolamento do deck e de parte do estacionamento do Mercado Municipal na Rua Babitonga.
Diferente de outros portos, o de São Francisco do Sul, no entanto, não teve as atividades comprometidas por causa das condições climáticas, uma vez que fica em uma baía com águas calmas.
Em Itapoá, na mesma região, o Porto Itapoá também não registrou nenhum impacto até o momento, mas segue com monitoramento constante e a avaliação periódica dos níveis de segurança operacional.
Já em Barra Velha, onde uma forte ressaca invadiu a beira-mar na segunda-feira (16), não foram registrados novos estragos, segundo a prefeitura.
Com informações do ND+