Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, a presença de instabilidades contribui para a ocorrência de temporais isolados em SC, que podem vir acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h
O tempo nesta terça-feira (8) é marcado pela presença de instabilidades em todas as regiões do Estado, com possibilidade de temporais isolados entre o Oeste e o Norte catarinense. Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, essa condição deve se intensificar em Santa Catarina a partir da tarde desta terça.
Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas nesta terça serão baixas por conta da alta cobertura de nuvens no Estado. A Defesa Civil aponta que as temperaturas máximas neste dia devem variar entre 10°C e 14°C, podendo ser ainda mais baixas na região Serrana.
Ainda, conforme o órgão apenas no Litoral, Oeste e Meio-Oeste as máximas ficam entre 15°C e 20°C, podendo chegar aos 23°C no Extremo-Oeste.
Rajadas de vento e mar muito agitado
O vento médio sopra do quadrante Leste, com intensidade fraca a moderada. Contudo, a pasta ressalta ainda que podem ocorrer rajadas entre 45 e 60 km/h no Grande Oeste catarinense.
O mar segue muito agitado nesta terça-feira no Litoral Sul catarinense, com picos de onda de até 3 m. Conforme a Defesa Civil, o risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, agitação marítima e declínio acentuado das temperaturas.
Temporais, ventanias e queda de granizo na quarta-feira em Santa Catarina
Na quarta-feira (9), uma área de baixa pressão intensifica as instabilidades no Estado. Com isso, segundo a Defesa Civil poderá haver chuva moderada a forte e temporais com risco de vendaval e queda de granizo em praticamente todas as regiões catarinenses.
A Defesa Civil aponta que neste dia os acumulados podem ficar em torno dos 50 aos 75 mm na maioria das regiões do Estado. Ainda, a pasta ressalta que no Extremo-Oeste e em áreas de divisa com o Paraná as chuvas podem ultrapassar esses valores.
Além disso, a Defesa Civil aponta que o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Com relação aos ventos, haverá rajadas moderadas entre 45 e 65 km/h no Grande Oeste e planaltos.
O dia amanhece com temperaturas entre 12°C e 18°C no Grande Oeste e Litoral. Na parte da tarde, as máximas ficam em torno de 18°C a 20°C nestas áreas e entre 12°C e 18°C no restante do Estado.
Chuvas com forte intensidade ao longo da quinta-feira no Estado
A quinta-feira (10), será marcada pela presença de um sistema de baixa pressão próximo do Litoral catarinense. Com essa condição, a Defesa Civil aponta que poderá haver chuvas com forte intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul já no período da madrugada de quinta-feira.
Neste período, o risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas. Ao longo do dia, à medida que este sistema se afasta, a chuva diminui e há apenas a chance de chuviscos pelo Estado.
O dia amanhece com temperaturas entre 15°C e 18°C nas áreas litorâneas e entre 10°C e 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas voltam a subir, ultrapassando os 22°C na maior parte do estado e chegando a 27°C no Litoral Sul.
Tendências para os próximos dias
Na sexta-feira (11), a formação de uma nova área de baixa pressão favorece o retorno das chuvas em Santa Catarina, com risco de temporais isolados no Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Antes das chuvas as temperaturas se elevam, ficando próximas dos 30°C no Grande Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte.
No sábado (12), o avanço de uma frente fria mantém as instabilidades em todas as regiões catarinenses. As temperaturas variam pouco ao longo do dia e entram em declínio a partir da noite.
Com informações do ND+