Em Caçador, no Oeste catarinense, casas ficaram destelhadas por causa de um vendaval que atingiu a cidade por volta das 23h30 de segunda-feira (7). De acordo com os dados registrados pela estação meteorológica da Epagri/Ciram, o vento chegou a 82 km/h na cidade.
O vendaval trouxe mais prejuízos aos moradores dos bairros Martelo, Santa Catarina e Gioppo. Nestes locais, cerca de 50 casas ficaram destelhadas e algumas, segundo relatado aos bombeiros, tiveram partes arrancadas pela força do vento. Placas e árvores caíram nestas regiões.
Conforme os bombeiros, ninguém ficou ferido. A Defesa Civil distribuiu lonas aos moradores atingidos, para cobrir as residências danificadas.
Vento forte
O Sul e a Serra do estado também registraram vento forte na noite de segunda-feira. As estações meteorológicas da Epagri/Ciram nestas regiões marcaram 105 km/h em Laguna e 91 km/h no Morro da Igreja.
Segundo os meteorologistas, apesar da velocidade alta, o vento forte nestas regiões é mais comum por causa da topografia: litoral e altitude. Os bombeiros das duas regiões informaram que não houve qualquer registro de ocorrência de estragos.
Campo Erê
Campo Erê, no Oeste catarinense, com aproximadamente 10 mil habitantes, teve cerca de 1 mil casas atingidas pelo granizo. Por cerca de 10 minutos, as pedras de gelo quebraram os telhados e trouxeram prejuízos para moradores de praticamente todos os bairros da cidade.
Uma força-tarefa, envolvendo equipes do Corpo de Bombeiros, prefeitura, Defesa Civil e Polícia Militar, auxiliou os atingidos. Cerca de 600 lonas foram entregues no ponto fixo de distribuição, no Quartel dos Bombeiros. Outras foram distribuídas de casa em casa por equipes de apoio.
Na manhã desta terça-feira (8), uma reunião deve avaliar os etsragos e definir ações de apoio aos atingidos. A Defesa Civil estadual e a Epagri/Ciram não haviam recebido informação de outros municípios atingidos pelo granizo até a manhã desta terça.
Com informações do site G1 SC