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Vendas, a arte de encantar e atender bem o cliente

Dia do Vendedor é comemorado no próximo domingo no país

Fotos: Divulgação

A profissão de consultor vai muito além de simplesmente efetuar uma venda: o vendedor é o profissional que, por meio de sensibilidade e percepção, consegue atender às necessidades dos clientes, criando uma relação de fidelidade e confiança com a comunidade. Um bom atendimento pode fazer a diferença no dia de alguém.

Neste domingo, dia 1º de outubro, é comemorado o Dia do Vendedor. Pensando nisso, a Contato destaca a importância deste trabalhador. Para o gerente comercial, Ramon Argente Vieira, a evolução de uma empresa está conectada à boa atuação deste profissional.

“O consultor de vendas desempenha um papel muito importante na empresa, sendo essencial no crescimento de receita, atendendo e fidelizando os clientes e representando a marca Contato. Isso garante o desenvolvimento e crescimento da empresa”, ressalta o gestor.

Já o supervisor comercial, Jonathan Scarpari, frisa o grande potencial transformador de um atendimento atencioso. “O consultor de vendas tem um papel fundamental no processo de tomada de decisão do cliente. Um atendimento humanizado continua sendo uma prioridade, mesmo em um mundo cada vez mais digital. Acredito que gestos simples, como um aperto de mão ou um café, sempre serão essenciais para concluir uma venda, algo que nenhum robô poderá substituir. E eu posso falar que tenho os melhores vendedores no time Contato Internet”, destaca o colaborador.

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A consultora Amanda Lima de Andrade trabalha na área de vendas há 1 ano e 8 meses, ingressando na empresa no setor Operacional. “Acho que não escolhi, a profissão me escolheu; desde pequena, eu fazia desenhos e ia para a escola vender para os meus coleguinhas; já fiz docinhos para vender, vendi joias, produtos de beleza; sempre estive envolvida nesse meio e sempre gostei, não só pelo retorno financeiro, mas também pelo fato de estar em contato diariamente com pessoas, onde os clientes acabam se tornando até nossos amigos”, conta a jovem, lembrando o papel do consultor para a comunidade.

“Acho que o nosso ramo é de extrema importância, pois é onde o cliente vai ter a primeira impressão da empresa, é onde vamos informar a qualidade e os benefícios do produto que estamos oferecendo, e é muito gratificante quando o cliente volta a nos retornar, só para agradecer o atendimento e dizer que está super satisfeito com o nosso serviço, a sensação é de dever cumprido”, explica a trabalhadora.

E o colaborador Luan Gomes atua há 13 anos na área. “A profissão de vendedor é dinâmica e desafiadora. No meu dia a dia, cada cliente e situação são únicos. Além disso, a rotina de vendas é marcada por constantes renovações. Ao terminar um mês, imediatamente se inicia outro, trazendo novas metas e objetivos a serem realizados. Essa evolução constante e a necessidade de adaptação me mantêm sempre renovado e motivado”, ressalta o profissional, que destaca a importância desse trabalho para a Contato.

“Os vendedores desempenham um papel fundamental na empresa, impulsionando as vendas e contribuindo para o crescimento. Além disso, são essenciais para os clientes, fornecendo assistência, orientação e personalização na experiência de compra, garantindo satisfação e eficiência”, comenta o rapaz.

Para Thaynara de Souza Rosa, a venda é uma atividade mais profunda do que apenas fechar negócios. “Ser consultora em vendas é muito mais do que só vender um novo contrato para o cliente, mas entender a necessidade dele, quais as expectativas do consumidor e, assim, propor um serviço de qualidade e de acordo com o que o cliente espera. É muito gratificante, como consultora, ter feedback dos clientes informando que seus problemas foram sanados, e acredito que esse seja meu maior propósito como vendedora!”, salienta a colaboradora.

Dirceu Feliciano está há 30 anos trabalhando nesse ramo. “Sou vendedor desde sempre; no início, gostava de conversar com pessoas; depois que iniciei nas vendas, gostava de falar dos benefícios que o cliente teria com o produto/ serviço. Com o tempo, formou-se uma rede de relacionamento que me proporcionou chegar até aqui”, relembra o profissional, que enfatiza a importância do vínculo formado entre a marca e o público.

“O vendedor é o ‘elo’ entre empresa e cliente, sendo este o seu maior patrimônio. Promove os serviços e alimenta a empresa com o feedback do mercado; o vendedor é a pessoa em quem o cliente confia e tem acesso diretamente”, reforça o trabalhador.

O consultor Evandro Amaral trabalha na área há 17 anos e também coleciona boas recordações. “Minha experiência comercial se iniciou para, principalmente, quebrar uma barreira que eu tinha, chamada ‘timidez’; ter contato com pessoas foi a forma de destravar meu âmbito pessoal, e deu muito certo, com aperfeiçoamento de técnicas de comunicação e experiência na área, hoje me sinto muito seguro para palestrar ou falar com quantas pessoas puder”, relembra o profissional, que conta sobre suas aprendizagens:

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“Desde que entendi que todas as profissões estão relacionadas, primeiramente ao setor comercial, a importância do consultor de alta performance é ser uma ferramenta para resolver a demanda do seu cliente. Sobre a importância dentro de uma corporação, entendo que nenhuma empresa, serviço ou produto se mantém sem ter uma boa operação comercial. Para comprar, alguém precisa vender. E o cliente se beneficiará da solução que o consultor irá proporcionar. E fica uma reflexão: até para pedir emprego você precisa saber ‘vender sua imagem'”, reforça.

Já a colaboradora Joice Krüger trabalha com vendas há oito anos e seis meses. “Para ser honesta, sinto que esta profissão me encontrou. Quando comecei a trabalhar na Contato, tinha recém completado 18 anos e foi, a partir dessa oportunidade, que me identifiquei com essa profissão. A cada novo cliente, tive a chance de aprimorar minhas habilidades de atendimento e compreender a importância de direcionar as vendas de forma eficaz para conquistar a confiança do cliente, e a recompensa mais gratificante de trabalhar na área é o reconhecimento e a satisfação dos clientes, sabendo que represento uma empresa de bons valores e princípios”, explica a consultora.

Sobre o papel do profissional, a jovem enfatiza a atuação do trabalhador no estreitamento de laços com o público. “O consultor de vendas desempenha um papel de extrema importância, atuando como um elemento crucial que conecta a empresa aos seus clientes. Sua influência vai além da simples venda de um serviço; o consultor se dedica a compreender as necessidades reais dos clientes e, com base em suas habilidades, recomenda o serviço mais adequado. Além de entregar um serviço de excelência, é fundamental que os consultores construam relacionamentos sólidos com os clientes, garantindo, assim, uma experiência positiva para eles”, destaca.

Para Francielle Tonetti, as experiências que adquiriu foram extremamente enriquecedoras em sua trajetória: “Ser vendedor é ser o meio que conecta as pessoas aos seus sonhos e também ao que elas mais precisam! Sou vendedora na Contato desde 2018 e, ao longo desses anos, sei que fui um pedacinho da conquista de muitos clientes. Aqueles que chegaram para fazer sua tão sonhada faculdade, aqueles que conquistaram sua primeira casa própria, aqueles que se mudaram por um emprego novo! Ser vendedor é ser uma pequena parte da história dos nossos clientes. É por isso que me orgulho tanto, em ser vendedora na Contato Internet”, destaca.

A consultora Rosimara Freitas da Rosa começou na área em 2003. “Eu não escolhi, eu me apaixonei e me encantei por essa profissão. Às vezes, o começo do profissional na área de vendas é uma necessidade, mas só fica realmente quem é apaixonado e realizado nessa profissão”, conta a trabalhadora.

“Todos os dias, quando vamos atender um cliente, nossa principal função é verificar as necessidades do mesmo com relação ao que realmente procura em nossa empresa. Por exemplo: qual plano o cliente necessita? O que ele procura em nossa empresa que não alcançou em outro provedor? Como dizemos, qual a ‘dor’ do cliente? A velocidade é suficiente? Tem wi-fi em todos os cômodos? Tv? Suporte, manutenção, pós-vendas? Através de nosso atendimento e esclarecimento, com certeza saberá que, em nossa empresa, encontrará tudo o que o mesmo procura de solução em internet, telefonia, wi-fi e Tv com potencial de pessoas especializadas, preparadas pontualmente para atendê-los”, frisa Rosimara.

Já para o consultor Márcio Neves Caemerer, que atua há três anos como vendedor, o ingresso na área de vendas foi um processo de descobertas. “Na verdade, foi a profissão que me escolheu. Durante muito tempo, na minha vida profissional, eu evitava o setor comercial e não me considerava uma pessoa com perfil para isso. No entanto, nas entrevistas, acabavam me selecionando para vagas no setor de vendas. Devido à insistência de um ex-gerente, comecei minha jornada como vendedor e acabei desenvolvendo grande afinidade por desempenhar essa função, tanto pelo contato – mesmo que indireto, muitas vezes – com as pessoas, quanto pelo desafio diário de vender”, recorda o jovem, reforçando o potencial da profissão:

“Somos os porta-vozes da empresa em relação aos clientes. Somos nós que transmitimos a sensação de segurança e evidenciamos as qualidades da empresa para as pessoas. Não basta a empresa ser competente em suas atividades; é necessário também saber comunicar isso aos outros, e é aí que entra o trabalho do consultor de vendas. Somos importantes para a empresa, pois elucidamos suas vantagens e qualidades. Também desempenhamos um papel crucial para os clientes, ouvindo ativamente suas necessidades e apresentando as vantagens de escolher a Contato Internet”, enaltece o consultor.

Sobre a empresa

A Contato tem sede em Araranguá e conta com filiais em Tubarão e Criciúma. A empresa busca sempre oferecer as melhores soluções em serviços de telecomunicações, internet e hospedagem de sites para atender seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou corporativas.