A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou na noite de ontem (18) a entrega da premiação aos vencedores do “Minha Foto É Animal”. A Sessão Especial ocorreu no Legislativo, e foi uma proposta do presidente Ricardo Fabris, aprovada ainda por unanimidade.
Durante o concurso foram inscritas cerca de 500 fotos que concorreram para três categorias: A (cães adotados), B (gatos adotados), e C (cães e gatos comprados). A escolha foi feita por Comissão Julgadora. Tamiris Bonfim Fernandes foi a vencedora da categoria A, e se mostrou muito contente com o resultado. Na foto vencedora ela aparece beijando o seu cão, o Dior. “Fiquei muito feliz. Ele merece. O Dior tem bastante sucesso na internet com a Fanpage dele. Todos estavam torcendo por ele”, disse entusiasmada. Dior tem deficiência na pata esquerda traseira e foi encontrado pelo namorado da Tamiris, abandonado no Centro de Criciúma.
O vencedor da categoria B, o músico Gilson Ricardo Naspolini Andrade, contou que apóia a ideia da promoção. “Acho importante porque temos muitos animais nas ruas. E isso acho que incentiva as pessoas a olharem para eles de forma diferente”, disse Andrade, contando que estava esperançoso com o resultado. “Fiquei surpreso e muito feliz com o resultado”, comentou.
A vencedora da última categoria cães e gatos comprados foi Raiane Frasson. O cão vencedor tem 18 anos. “Aqui em casa todos gostamos de cachorros. Praticamente a Raiane se criou no meio dos animais”, comentou o pai, Irmo Frasson.
O presidente da Câmara de Vereadores Ricardo Fabris ressaltou a importância da participação da comunidade. “Tem ligação com a educação sim, pois desperta a questão da solidariedade e respeito ao ser vivo”. Ele acrescentou ainda na tribuna que “duas coisas que eu aprendi: a questão do carinho, o animal faz parte da família, e a questão da solidariedade”, finalizou.
Relembre – Lançado oficialmente no dia 30 de agosto de 2015, no Parque das Nações, o prêmio fotográfico “Minha Foto É Animal”, iniciou sua arrancada para o debate do direito e defesa dos animais. Mais de 1,2 mil pessoas participaram do lançamento. Cachorros, gatos, e até uma cabrita foram alguns dos animais vistos naquela tarde.
Dentro da programação, foi realizado, na Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, o lançamento da cartilha “Animais de Estimação”- deveres e cuidados com o seu amiguinho. No material entregue para as crianças, havia dicas sobre o passeio com os animais, alimentação, cuidados com as vacinas, entre outras informações que são fundamentais para quem quiser ter ou já tem um animal em casa.
No dia primeiro de outubro, ainda dentro da programação do projeto, a Câmara de Vereadores organizou e realizou Audiência Pública com o intuito de debater o abandono e maus tratos contra os animais, castração, micro chipagem, legislação em vigor, e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O debate foi levantado na cidade. Ongs, órgãos públicos e a comunidade em geral iniciaram a discussão.
No dia 14 de outubro o Legislativo realizou palestra com a Deputada Estadual, Regina Becker Fortunati, do Rio Grande do Sul, e com Halem Guerra Nery, presidente do instituto ambiental Ecosul de Santa Catarina e membro do grupo especial de defesa dos direitos dos animais. O encontro teve como tema “Direito e defesa dos animais”.
Paralelo a isso, muitas pessoas enviaram suas fotos com seus animais de estimação. Dentro da premiação, quase 500 fotos foram inscritas nas três categorias: Categoria a – cães adotados; Categoria b – gatos adotados, e Categoria c – cães e gatos comprados.
Colaboração: Daniela Savi e Amanda Farias
[soliloquy id=”157133″]