As alunas Evelyn Marcello da Silva e Marília Oliveira tiveram os trabalhos selecionados para a etapa estadual.
Foram premiadas, na manhã dessa quarta-feira (18), as vencedoras da etapa municipal do concurso “Recicla CDL na Escola”. A solenidade foi realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Siderópolis, no centro da cidade. Evelyn Marcello da Silva, do 4º ano da Escola de Educação Básica Municipal (EEBM) Aurora Péterle, e Marília Oliveira, do 9º ano da EEBM Jorge Bif, tiveram os trabalhos selecionados para a fase estadual do projeto.
Evelyn foi selecionada na modalidade “Desenho”, com a ilustração de uma fada combatendo as queimadas. “Desenhei isso porque tem muita gente que coloca fogo nas florestas. Então resolvi fazer uma fadinha jogando água nas árvores”, explicou a aluna.
Já Marília foi classificada na categoria “Redação”, com a produção textual intitulada “O meio ambiente quase extinto”. “Achei bem legal esse concurso, pois estão nos incentivando a escrever, a ler e a preservar a natureza”, comentou.
O concurso teve como principal objetivo promover entre os estudantes a conscientização sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do planeta. “Nós residimos em um local que foi devastado pela extração de carvão. Então esse projeto veio nos auxiliar a conscientizar os alunos sobre o cuidado com o meio ambiente, pois é isso que pode, no futuro, manter-nos vivos”, destacou o presidente da CDL de Siderópolis, Dilnei Demétrio.
O prefeito em exercício, Roni Lilo Remor, participou da premiação e ressaltou a importância de trabalhar com os estudantes os assuntos referentes à natureza. “Para nós, é muito importante a participação dos alunos em um projeto como esse. Trabalhando temas referentes ao meio ambiente, é mais fácil transmitir a mensagem de preservação do planeta. E, na verdade, cada um precisa fazer um pouquinho pela natureza, pois ela necessita de todos nós”, enfatizou.
A entrega dos prêmios – kits escolares com mochila, caderno, estojos, entre outros objetos – ainda contou com a participação do diretor distrital da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Santa Catarina, Daniel Paulo Gamba; da secretária de Educação do município, Rosângela Rossa de Souza; das diretoras das escolas premiadas e dos familiares das vencedoras.
O concurso
Com o tema “Se você tivesse superpoderes, o que faria pela preservação do planeta?”, o projeto é uma realização da FCDL/SC. Em Siderópolis, ele foi desenvolvido pela CDL local, com a participação do Governo Municipal. Mais de 540 crianças do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino participaram do concurso. As vencedoras foram escolhidas no dia 23 de outubro, por meio de uma comissão formada por representantes da Secretaria de Educação, do governo do município e da CDL.
O resultado final com o nome dos vencedores deverá ser comunicado às Secretarias de Educação e às CDLs de Santa Catarina nesta sexta-feira (20). Os cinco melhores em cada categoria – desenho e redação – e os professores orientadores receberão um tablet cada um.
Colaboração: Suelen Bongiolo
[soliloquy id=”157170″]