A busca pelo Conhecimento

Varsóvia, 1955: A resposta Comunista à OTAN

Foto: Divulgação

O Pacto de Varsóvia, também conhecido como Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, foi uma aliança militar assinada em 14 de maio de 1955, na cidade de Varsóvia, na Polônia, entre os países do Leste Europeu que eram liderados e influenciados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os países que estiveram presentes no pacto foram: URSS, Polônia, Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Tchecoslováquia, Romênia e Hungria.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Para entender melhor esse fato, é importante saber o que levou à sua criação. Em 1955, o mundo vivia no contexto da Guerra Fria, caracterizada por uma rivalidade entre duas superpotências: Estados Unidos e União Soviética. Embora não houvesse um conflito armado direto entre os dois países, eles se rivalizavam em questões como economia, ciência espacial, cultura e tentavam constantemente aumentar suas zonas de influência pelo mundo. Em 1949, os Estados Unidos criaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com o objetivo principal de conter o avanço do socialismo na Europa. Em resposta, a União Soviética, juntamente com países socialistas da Europa, criou o Pacto de Varsóvia.

Os principais objetivos do pacto eram: que os países membros se unissem e se defendessem em caso de um ataque externo, aumentar constantemente a presença militar soviética na Europa Oriental, contendo assim o avanço das tropas ocidentais, e estabelecer uma cooperação militar entre os países comunistas.

Com o passar dos anos, o pacto foi enfraquecendo, especialmente durante a década de 1980, devido à falta de recursos da União Soviética para investir em armamentos e manter a cooperação entre os países integrantes. Em 1991, a União Soviética foi dissolvida, e, consequentemente, o pacto também deixou de existir. Em contraste, a OTAN permanece ativa até os dias atuais.

Fontes consultadas:

HIGA, Carlos César. “Pacto de Varsóvia”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pacto-de-varsovia.htm. Acesso em 19 de novembro de 2024.

Pacto de Varsóvia. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pacto-de-varsovia/. Acesso em: 19 nov. 2024

Notícias Relacionadas

Santa Catarina é o terceiro maior exportador de mel do Brasil

O estado também se consolidou como um dos principais produtores de mel do país.

Governador autoriza estudos para alternativa de tráfego no Morro dos Cavalos

Os estudos avaliarão a viabilidade de construção de um contorno viário como alternativa para o tráfego na BR-101, em Palhoça.

Frente fria avança pelo Brasil na próxima semana

O sistema será acompanhado por uma massa de ar frio que deve derrubar os termômetros, com cidades podendo registrar quedas superiores a 5°C.

Dois homens são presos em flagrante após sequestrar mulher em Passo de Torres

Antes do crime, os criminosos participaram de um churrasco na casa da vítima; eles foram expulsos após um desentendimento e retornaram.