Aos 27 anos, a moradora de Turvo, Patricia Sartor, convive há mais de uma década com as dificuldades impostas por uma doença rara. Trata-se da fibrose cística, que afeta cerca de 1,5 mil pessoas em todo Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Esta é uma doença genética e crônica que ataca pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. A partir daí, é gerado um muco 30 a 60 vezes mais espesso que o usual, ocasionando vários problemas no corpo humano, conforme a Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose.
Em função dos efeitos da doença, Patricia necessita de cuidados e equipamentos específicos para dar continuidade ao seu tratamento. Para melhorar a qualidade de vida da jovem, uma vaquinha virtual foi criada para angariar doações para compra de um concentrador de oxigênio portátil.
“Muita gente tem me perguntado sobre o aparelho. Bom, é um aparelho com tecnologia avançada e permite que a Paty tenha oxigênio nos pulmões em qualquer lugar, aumentando a mobilidade, a segurança e a tranquilidade no dia a dia, sem depender apenas de cilindro enorme e pesado”, explica o idealizador da vaquinha virtual, Magno Cardoso.
Criada no dia 17 de abril, a iniciativa já angariou quase 50% da quantia necessária. O objetivo é arrecadar R$ 20 mil até o dia 31 de julho para custear a compra do aparelho e ajudar com despesas médicas. “Agradeço de coração a todo mundo que tem contribuído e ajudado a divulgar nas redes sociais. Estou muito emocionada com tudo isso!”, declarou Patricia.
Vaquinha virtual
A ideia de uma vaquinha virtual se baseia na pura e doação através de boleto bancário ou cartão de crédito em uma plataforma online. Por isso, qualquer valor pode ser repassado para ajudar o idealizador da iniciativa.
A doação é bem simples e pode ser feita neste link.
Colaboração: Cristina Possamai