Segurança

Vândalos desligam disjuntor e UBS de Morro da Fumaça perde estoque de vacinas

Por causa do crime, a Sala de Vacina da UBS está fechada nesta segunda-feira, 5.

Fotos: Divulgação

O município de Morro da Fumaça sofreu por atos de vandalismo no último final de semana. Criminosos arrombaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Jussara e o Ginásio de Esportes Jorge Silva, no Centro. A Administração Municipal condenou o que chama de atitudes criminosas e que trouxeram danos ao erário. Boletins de Ocorrência (B.O.) foram registrados e medidas estão sendo tomadas, segundo a prefeitura.

Segundo a secretária do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, não foi uma ocorrência isolada na UBS. “O local semanalmente vem sofrendo com vândalos. São invasões e depredações que trazem prejuízos ao Poder Público, como o que fizeram neste fim de semana: arrombaram o cadeado da caixa de distribuição de energia e desligaram o disjuntor. Com a falta de climatização, perdemos todo o nosso estoque de vacina no local”, conta.

Por conta da atitude criminosa, a Sala de Vacina da UBS está fechada nesta segunda-feira (5). A equipe da unidade está fazendo um levantamento das perdas. Segundo o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, a Administração Municipal vai reforçar a segurança em todas as UBS de Morro da Fumaça. “Vamos ampliar nosso sistema de monitoramento. As estruturas já possuem câmeras de segurança na parte interna, agora será feita a instalação na parte externa também. Além disso, vai ser implantado sistema de alarme e contratado segurança privada para vigilância”, informa.

Mesmo com o vandalismo, o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, fala que vai ser mantida a Sala de Vacina na UBS do Bairro Jussara. “Estamos sempre empenhados em facilitar a vida da população fumacense. O Governo Municipal trabalha para que mais locais tenham salas de vacinas, assim o morador não precisa se deslocar uma grande distância para ser atendido, mas atitudes como essa nos deixam receosos, já que não queremos ter perdas. Todo o município é prejudicado com atos de vândalos, até porque um recurso que poderia ser investido em mais serviços, acaba tendo que ser destinado para a segurança das instalações”, ressalta.

Na madrugada dessa segunda-feira, 5, criminosos arrombaram o Ginásio de Esportes Jorge Silva na tentativa de furtar objetos do local. “Os delinquentes entraram e viram que não tinha o que levar ali dentro. Já está acabando o ano e não mantemos nenhum estoque no espaço, porém, ainda assim fica o prejuízo ao município. Com a depredação do telhado, temos que realizar reparos na estrutura”, relata o coordenador do Departamento Municipal de Esporte, Carlos Sweder.