Saúde

Uso de máscaras voltará a ser obrigatório em aviões e aeroportos no Brasil

A decisão foi tomada pela Anvisa, na noite de terça-feira, diante do aumento expressivo de casos nas últimas semanas no país

Foto: Osvaldo Sagaz

O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em aviões e aeroportos no Brasil, a partir de sexta-feira (25). A decisão foi determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na noite de terça-feira (22).

Há três meses a exigência havia sido derrubada pela agência, que retoma a obrigatoriedade para reduzir o risco de contágio da Covid-19, por conta do aumento expressivo de casos nas últimas semanas no país.

Desde agosto deste ano o uso do equipamento era recomendado – principalmente para pessoas com sintomas gripais e públicos mais vulneráveis.

“O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, destaca o diretor que propôs a medida, Alex Campos.

A determinação foi decidida durante reunião que reuniu representantes de órgãos da Saúde e médicos especialistas. Durante o encontro, também foi aprovado o uso temporário e emergencial de duas vacinas, que serão aplicadas como reforço na população com mais de 12 anos. As vacinas bivalentes- que oferecem proteção contra mais de uma cepa do vírus – são da empresa Pfizer (Comirnaty).

As vacinas aprovadas protegem contra:

Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1;
Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Educação distribui 2 milhões de máscaras e 43 mil frascos de álcool em gel para rede estadual

A doação foi feita pela Defesa Civil de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e será usada por estudantes e trabalhadores durante o período em que permanecerem na escola

Máscaras confeccionadas pelo Centro Rui Pfutzenreuter são doadas às famílias assistidas, em Orleans

O SCFV Centro Rui Pfützenreuter em parceria com a Secretaria de Educação, através do Apoio Pedagógico atende aproximadamente 100 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos.

Anac reforça monitoramento em aeroportos no período de férias

Mais de 11 milhões de pessoas devem passar pelos terminais do país

Deputado critica prefeito de Orleans por obrigar uso de máscara para alunos a partir de 6 anos

"Máscara para você, mas não para mim", ironizou Jessé Lopes, tendo em vista que nas redes sociais de Jorge Koch é possível vê-lo frequentemente sem máscara.