A decisão foi tomada pela Anvisa, na noite de terça-feira, diante do aumento expressivo de casos nas últimas semanas no país
O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em aviões e aeroportos no Brasil, a partir de sexta-feira (25). A decisão foi determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na noite de terça-feira (22).
Há três meses a exigência havia sido derrubada pela agência, que retoma a obrigatoriedade para reduzir o risco de contágio da Covid-19, por conta do aumento expressivo de casos nas últimas semanas no país.
Desde agosto deste ano o uso do equipamento era recomendado – principalmente para pessoas com sintomas gripais e públicos mais vulneráveis.
“O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, destaca o diretor que propôs a medida, Alex Campos.
A determinação foi decidida durante reunião que reuniu representantes de órgãos da Saúde e médicos especialistas. Durante o encontro, também foi aprovado o uso temporário e emergencial de duas vacinas, que serão aplicadas como reforço na população com mais de 12 anos. As vacinas bivalentes- que oferecem proteção contra mais de uma cepa do vírus – são da empresa Pfizer (Comirnaty).
As vacinas aprovadas protegem contra:
Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1;
Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.
Com informações do ND+