A primeira usina termosolar do Brasil será instalada em Laguna. A confirmação foi dada na quinta-feira, com a divulgação da empresa vencedora da licitação que executará o projeto, bem como a definição do local onde será instalada.
De acordo com o prefeito de Laguna, Mauro Candemil, a usina será instalada no loteamento Santa Clara, na localidade de Caputera, e ocupará uma área de aproximadamente 1,5 hectare.
Além disso, o investimento será em torno de R$ 15 milhões, através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.
Um equipe técnica de consultoria e projetista, além de diretores da Eletrosul, visitou o local durante a semana. Segundo a assessoria da Eletrosul, o projeto experimental tem como objetivo avaliar a eficiência dessa tecnologia da usina termosolar, além de fomentar a nacionalização desta tecnologia através da capacitação de universitários, para que empresas brasileiras produzam os materiais e máquinas necessárias a este tipo de usina. Atualmente, tudo é importado.
“Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim, resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, explica Candemil.
Nesse tipo de sistema, em um primeiro momento se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade através de uma turbina ou motor. Segundo o jornal Diário do Sul, A tecnologia utilizada na termosolar, em Laguna, será através de cilindro parabólico. É uma energia totalmente limpa e renovável.