Trânsito

Usina de Asfalto de Içara contempla primeiras três ruas com capeamento asfáltico

Foto: Divulgação/PMI

A Rua Nereu Ramos, localizada no Centro de Içara, foi mais uma a receber o capeamento asfáltico por meio da nova Usina de Asfalto de Içara. Os trabalhos de pintura foram finalizados nesta semana, com a via já liberada para o fluxo de veículos.

Antes, as ruas Esmeraldina de Souza Batista, localizada no bairro Raichaski, e Antônio Guglielmi, do bairro Jaqueline, já haviam sido contempladas pela inovação.

“A Usina de Asfalto foi uma grande conquista para nós. Investir em mobilidade urbana é investir em qualidade de vida, em saúde e dignidade. Com a usina, temos a possibilidade de fazermos uma execução própria, mais barata, levando a tão desejada pavimentação para todas as áreas da cidade”, pontua a prefeita Dalvania Cardoso.

Na prática, mais de dois quilômetros de asfalto já foram construídos. Outros pontos da cidade estão no radar da prefeitura para receberem o capeamento asfáltico. Nas próximas semanas, as ruas Amaro Maurício Cardoso, do bairro Primeiro de Maio, João Valvassori, do bairro Jardim Elizabete, e Valdemar Bittencourt, bastante utilizada por motoristas para realizar o retorno na Rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445), também estarão com as máquinas na pista para o processo de reperfilagem, que consiste em nivelar irregularidades do pavimento antes de a capa asfáltica ser introduzida.

“Em breve iremos conectar a SC-445 com a Rodovia dos Trilhos, no bairro Esperança, para facilitar o escoamento das produções do distrito industrial. Já temos todo o planejamento definido para colhermos os frutos da Usina de Asfalto e ampliarmos os benefícios à cidade”, pondera Israel Rabelo, Gestor de Convênios da Administração Municipal de Içara.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Como funciona a usina

Inaugurada no segundo semestre de 2022, a Usina de Asfalto de Içara recebeu um investimento de R$ 5,5 milhões e tem capacidade para produzir de 20 a 40 toneladas de asfalto por hora. A Prefeitura também adquiriu um rolo compactador combinado para o trabalho de acabamento da capa asfáltica; uma máquina vibroacabadora, que faz a aplicação do pavimento, assentamento e revestimento final do asfalto; três tanques de emulsão; balança de precisão e mini pá carregadeira com implementos para realizar a parte de limpeza e fresagem, utilizada na retirada do asfalto antigo durante a manutenção do pavimento.

O processo próprio de pavimentação ainda conta com três caminhões (dois com caçamba basculante e um espargidor). Estes caminhões já estão servindo ao Município nos trabalhos de manutenção da infraestrutura da cidade. Além disso, a proposta soma três camionetes utilitárias que dão o suporte na logística dos profissionais e equipamentos.

Notícias Relacionadas

Município da região está com oportunidade para quem busca uma vaga de emprego

Mais 50 vagas são ofertadas em cursos profissionalizantes em Içara

Feira da Agricultura Familiar de Içara não será realizada nas próximas duas sextas-feiras

Preparação da 40ª edição do Joesi já começou em Içara