Município está próximo de ser um pólo da Universidade Aberta do Brasil
O Município de Urussanga recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 2 de abril, a visita do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi. Acompanhado do deputado estadual Rodrigo Minotto e representantes do Executivo e Legislativo municipal, o reitor trouxe informações que poderão trazer para Urussanga, um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferecerá cursos de graduação da Udesc, gratuitos. A expectativa é que no final de 2018, já estejam abertas as inscrições do vestibular.
“Viemos a Urussanga novamente para trazer toda a documentação necessária para habilitar a cidade para ser um pólos da Universidade Aberta do Brasil. No ano passado, estivemos aqui, porém, houveram algumas mudanças no processo para cadastramento das cidades. Por este motivo, e por ver que Urussanga tem interesse em criar um pólo da UAB aqui, viemos trazer toda a documentação necessária para que a cidade seja habilitada”, explica o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.
Segundo ele, com a autorização para que o município seja sede de um pólo da UAB, poderão vir à cidade cursos de diversas universidades, como os da Udesc. “Com a aprovação do pólo, já poderemos ter disponível para o vestibular no final de 2018, cursos à distância como Pedagogia, Administração Pública, Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências, especialização em Gestão Municipal e especialização em Educação Inclusiva, por exemplo”, explica o reitor.
O deputado Rodrigo Minotto, se colocou à disposição para auxiliar no processo. “Desde o início dessa gestão municipal, a educação sempre esteve como foco. No ano passado já intermediamos uma primeira reunião, conhecemos as instalações do município e vimos que estão preparados para receber uma universidade. Hoje demos mais um passo à frente”, garante Minotto.
O vice-prefeito Décio Silva, enalteceu a visita das autoridades e o compromisso de trazer um pólo da universidade ao município. “Queremos que todos olhem com carinho para Urussanga. É fundamental que possamos investir em educação e este sempre foi um dos nossos compromissos. Vamos trabalhar para colocar este pólo em funcionamento”, garante Décio.
De acordo com o prefeito Gustavo Cancellier, a Administração irá trabalhar intensamente para que os cursos já estejam à disposição no primeiro semestre de 2019. “Não iremos poupar esforços para garantir agilidade nos processos e, desta forma, garantir mais um sonho realizado, abrindo vagas para que os urussanguenses possam ter uma formação superior estudando dentro do próprio município”, afirma Gustavo.
Os próximos passos serão o de reunir a documentação necessária para que haja a aprovação do município como pólo da UAB. Além disso, o projeto também passará por aprovação na Câmara de Vereadores do Município. Com toda a documentação em mãos, é realizada uma avaliação e, após a análise de todo o processo, o município é homologado como pólo da UAB.
Colaboração: Jéssica Pereira – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Urussanga