Município implantará conselhos escolares formados por alunos, pais, professores, direção e comunidades
O ano letivo de Urussanga iniciará com uma novidade: a partir de março, o município se mobilizará para implementar em todas as escolas municipais um conselho escolar, formado por pais e responsáveis, professores, diretor da escola, alunos e moradores das comunidades a que pertencem as escolas. A democratização faz parte do Plano Municipal de Educação, elaborado e aprovado em 2015.
De acordo com o diretor de Ensino e responsável pela Secretaria de Educação, Régis Quadros, o papel do conselho escolar será deliberativo, propositivo e fiscalizador. “Os conselheiros vão auxiliar na gestão e participar de discussões quanto ao ensino e as atividades realizadas nas escolas”, explica Quadros. “Toda a formação continuada dos profissionais da educação neste ano será focada na democratização da gestão escolar”, acrescenta.
No próximo dia 18, o ano letivo será aberto com uma palestra justamente sobre gestão democrática na educação básica, proferida pelo doutor em educação Vidalcir Ortigara, professor da Unesc. "Todos os professores das redes municipal e estadual estão convidados. A ideia é fazer um movimento em torno da necessidade da gestão democrática", finaliza Quadros.
Colaboração: Giovani Miottello / Comunicação Prefeitura de Urussanga
[soliloquy id=”168060″]