Município é o primeiro da região a estabelecer ações caso haja aumento no número de pessoas infectadas.
Urussanga já elaborou o plano de contingência para o enfrentamento do Influenza no município. O documento detalha ações envolvendo profissionais de saúde, educação, entidades, empresas, imprensa e a população, para enfrentamento da doença.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Mariângela Dal Bó Lapolli, Urussanga é o primeiro município da região a elaborar o plano, que norteia todas as ações envolvendo o Influenza. “Os profissionais da Secretaria de Saúde estão todos preparados para atuar, principalmente, na prevenção. Mas, se houver casos de H1N1 em nosso município, todos também estão prontos para prestar um atendimento adequado para a recuperação dos pacientes e para evitar a propagação do vírus”, explica.
Os médicos, profissionais de enfermagem e agentes de saúde já passaram por capacitação específica sobre Influenza. Diretores de todas as escolas também já receberam orientações.
O plano ainda prevê articulação com grupos de idosos, grupos de mães, grupos comunitários, igrejas e diversos segmentos organizados.
Também já deixa estabelecido que, num eventual aumento no número de casos, os postos de saúde ampliarão o horário de atendimento, podendo até abrir aos sábados, e que todos os profissionais que estejam de férias devem retornar ao trabalho se for preciso.
Colaboração: Giovani Miotello – Assessoria de Comunicação da PMU