Geral

Unisul e Prefeitura de Tubarão assinam convênio de cooperação técnico-científica

Unisul e Prefeitura de Tubarão assinam convênio de cooperação técnico-científica

Foto: Divulgação / Comunicação Unisul

O reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, e o prefeito de Tubarão e presidente do conselho curador da Unisul, Joares Carlos Ponticelli, assinaram, nessa segunda-feira (29), na sala de atos da Prefeitura, um convênio de cooperação técnico-científica.

O Convênio visa a formação, o aperfeiçoamento e à especialização técnica de recursos humanos e desenvolvimento institucional, por meio da implementação de ações, cursos, programas, pesquisas, projetos e atividades complementares e de interesse comum entre a Unisul e o Município de Tubarão.

O prefeito de Tubarão enfatizou a importância de aproveitar cada vez mais os valores e conhecimentos que a Universidade dispõe. “A Unisul dispõe de um capital intelectual e precisa nos auxiliar a empreender neste momento, de inúmeros desafios”.

Para o reitor da Unisul, o convênio aproxima ainda mais a parceria com o município de Tubarão, agregando às potencialidades local. “Nós temos o dever de utilizar nossos conhecimentos para ajudar no desenvolvimento de Tubarão e região. Temos vários projetos já sendo desenvolvidos na região”.

Na oportunidade, o diretor presidente da Faepesul, Tarcisio dos Santos Júnior, também assinou um convênio que irá prestar assessoramento técnico especializado e apoio operacional de forma a contribuir na formação de profissionais para o apoio institucional na gestão das Estratégias de Saúde da Família – ESF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e outros, para atuarem como multiplicadores em Apoio à Saúde (institucional e matricial), visando a democratização institucional e a reorientação dos modelos de atenção e gestão do SUS.

“Neste momento de crise em que vivemos, o administrador público tem que ser criativo, senão passará sua gestão somente pagando a folha. É isso que vamos proporcionar ao município com esta parceria: fazer mais, gastando menos”, disse o presidente da Faepesul.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, professor Daisson, a área da Saúde é o ‘carro-chefe’ da parceria que foi firmada com a Unisul e Faepesul que tem por objetivo possibilitar a realização das consultas e as atividades relacionadas ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ.

Agora, a Fundação poderá efetuar o pagamento aos servidores que se enquadram no programa sem causar oneração na folha do município. “Durante essa semana vamos discutir intensamente o assunto. Vamos esgotar o tema nos próximos meses nessa parceria, para que façamos sempre o melhor. Que o PMAQ seja uma solução e ação determinante para os próximos anos, como uma premiação para os funcionários, e que já possamos utilizar os recursos para melhorar os postos de saúde de maneira definitiva”, enfatizou o secretário.

Além dos professores Mauri, Daisson e Tarcísio, estavam presentes na reunião o pró-reitor de Administração e Serviços Acadêmicos, professor Heitor Wensing Júnior, o diretor do Campus Universitário de Tubarão, Rafael Ávila Faraco, a gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Elivete Cecília de Andrade, o presidente da Fundação Municipal de Educação, professor Mário Cardoso, o chefe de gabinete do prefeito Laércio Menegaz, os vereadores Dalton Marcon, Jairo Cascaes e Dorli Fernandes Rufino, e representantes de departamentos da administração municipal e o professor Oldacir Rech.

Colaboração: Comunicação Unisul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra