Evento, que ocorreu na cidade de São José dos Campos (SP), reuniu estudantes de Engenharia Mecânica de universidades brasileiras, mexicanas e suecas
A equipe Aerosatc representou o Centro Universitário UniSatc na 25ª Competição SAE Brasil AeroDesign, realizada no aeroporto da cidade de São José dos Campos (SP) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Brasil. A competição, promovida pela Society of Automotive Engineers (SAE) Brasil, reuniu 56 equipes de estudantes de engenharia de diversas universidades brasileiras, mexicanas e suecas.
O Aerosatc competiu na categoria Regular, enfrentando desafios teóricos em aerodinâmica, estruturas e controle para projetar, construir e voar aeronaves rádio controladas. Segundo o orientador e professor da equipe que representava a UniSatc, Richard Castro, a participação na competição proporcionou um notável crescimento profissional e pessoal para os acadêmicos envolvidos.
“Envolver os acadêmicos num evento de grande magnitude desse, têm muitos significados. Mas, o evento em si visa desenvolver habilidades práticas, promover a inovação e proporcionar experiência prática aos estudantes das áreas de engenharia correlatas ao tema, além de simular as condições reais de trabalho em equipe, principalmente durante o desenvolvimento das atividades do projeto, mas principalmente nos dias que ocorre o evento”, comenta o orientador.
A equipe AeroSatc contou com a participação de 10 pessoas, incluindo um piloto, seis acadêmicos para manutenção do aeromodelo, um profissional de marketing e dois professores e orientadores. “Durante todo o projeto vimos um crescimento profissional e pessoal dos acadêmicos que ali estavam. Nosso pensamento é de que muito mais do que os resultados, é a evolução nítida das pessoas passam pelo projeto”, frisa Castro.