Geral

UniSatc alcança mais de 750 alunos contemplados com Programa Universidade Gratuita em 2024

Instituição se prepara para 2025 com objetivo de atingir número de 75% de acadêmicos beneficiados com a bolsa

Foto – SATC

Em 2024, o Centro Universitário UniSatc alcançou um grande feito no Programa Universidade Gratuita (UG), consolidando a participação da instituição e contemplando mais de 750 alunos com o programa. Com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes de baixa renda no ensino superior, a iniciativa tem se tornado algo primordial para a educação superior do estado. Para o próximo ano, a UniSatc se prepara para atingir o número de 75% de acadêmicos beneficiados com a bolsa oferecida pelo governo Estadual.

A principal mudança que a UniSatc comemora é o aumento significativo de alunos contemplados pelo programa. Em 2023, cerca de 30% dos acadêmicos estavam dentro do Universidade Gratuita e hoje, esse número já ultrapassa 50%. “O número de alunos beneficiados praticamente dobrou de 2023 para 2024. Conseguimos estruturar a equipe, contratamos mais colaboradores e aprimoramos o processo de entrega de documentos, conferência e comunicação com os estudantes. Buscando sempre melhorar o atendimento e garantir a maior transparência possível”, explica o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

Para o pró-reitor, o principal impacto gerado pelo programa é a possibilidade de oferecer uma formação de referência para alunos que não tinham a perspectiva de cursar uma graduação. “Esse programa significa a mobilidade, significa a transformação social de um aluno de baixa renda, que pode se tornar um engenheiro, jornalista, administrador, designer, psicólogo, publicitário ou tecnólogo. E inclusive com possibilidades de estágio exterior, coisa que para muitos estudantes isso era uma situação muito distante, que nem passava pela cabeça deles e agora é possível realizar aqui na UniSatc”, destaca.

Atualmente, a instituição conta com mais de 750 alunos beneficiados pelo programa, e a expectativa para 2025 é alcançar cerca de 75% de alunos contemplados. Com mais recursos e a inclusão de novos cursos, como Psicologia e Software, a instituição projeta um aumento no número de bolsas no próximo ano. “Estamos passando por um período de crescimento significativo. Isso exige investimentos em infraestrutura, como a aquisição de novos laboratórios, computadores e adequação de prédios. Tudo isso será feito durante as férias, para que, no retorno, nossos acadêmicos sejam atendidos da melhor forma possível”, afirma Castelan

Notícias Relacionadas

Confira as formas de adquirir o ingresso para Criciúma e Concórdia

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Medida vai entrar em vigor neste ano letivo

Loja de shopping perde quase R$ 3 mil em golpe de Pix falso, em Criciúma

Suspeito de estelionato é um jovem de 18 anos

Criminosos rendem idoso e roubam residência em Criciúma

Chave do veículo da vítima está entre os objetos roubados