Educação

Unidade de ensino está sem água e energia, em Pescaria Brava

As aulas passaram a ser ministradas na nova unidade depois do temporal do último dia 16. Pais e alunos reclamam dos problemas na estrutura.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

Há cerca de duas semanas, o novo prédio da Escola Estadual Palmira Morais de Miranda, no Km 37, em Pescaria Brava, foi entregue à população. Com isso, os quase 300 alunos da unidade de ensino fundamental e médio passaram a estudar na nova estrutura. Ao lado e no mesmo terreno está localizado o antigo edifício. Porém, tudo ocorreria na mais perfeita ordem se não fossem alguns problemas estruturais: a falta de água e energia elétrica.

A falta de energia se deu, segundo a gerente de infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, em Laguna, Silvania Barbosa, por causa do furto dos fios elétricos que seriam instalados. “Iríamos fazer as instalações nos últimos dias, entretanto fomos pegos de surpresa com o ocorrido. Devido a esta situação, a unidade também ficou sem água, pois a bomba de água não funciona sem energia. Amanhã (hoje) será feita uma ligação provisória e até o fim da próxima semana os fios chegarão e a situação será resolvida”, esclarece.

Alguns pais relatam que em diversas salas de aula é difícil até para enxergar o quadro. “Meus filhos reclamam muito. É difícil porque não tem água, o banheiro no funciona e as refeições são prejudicadas. Não há como preparar nada, as crianças só se alimentam de biscoito”, conta um responsável.

Garrafinhas de água viraram item obrigatório dos alunos. A mãe de uma jovem salienta que se não bastassem a falta de água e energia elétrica, a situação se torna mais complicada porque a unidade está sem muro. “É lamentável. Uma instituição bonita e espaçosa ter esses problemas. Além de não possuir muro, está cheia de buracos por causa das instalações de água e esgoto. Se um desavisado se machuca?”, questiona a mãe.

Para ir ao banheiro, os estudantes têm utilizado a estrutura do prédio antigo. A expectativa é que as instalações possam ocorrer nos próximos dias e a finalização da obra seja concluída. No lugar da antiga estrutura será construída uma quadra de esportes.

Com informações do Jornal Notisul