Histórias que fizeram parte da criação e da trajetória de sucesso da Unicred Sul Catarinense foram reunidas no livro “Unicred Sul Catarinense – 20 anos de dedicação ao cooperado”, publicação que será lançada nesta quinta-feira (5) em Criciúma. O evento de lançamento será realizado no Restaurante Oásis e é dirigido aos fundadores, membros do Conselho, Presidentes das Unicred´s Singulares e Diretoria Executiva Unicred Sul.
O livro tem 116 páginas e traz relatos até então guardados apenas na memória dos fundadores da cooperativa. O trabalho de pesquisa para produção do material durou seis meses e contou com entrevistas e seleção de imagens de arquivos de duas décadas de trabalho.
Na publicação estão detalhados os avanços conquistados pela cooperativa desde o início da atuação, como investimentos em infraestrutura e qualificação da equipe. Outro momento importante descrito é a fusão da Unicred Criciúma com a Unicred Tubarão, incorporação que fortaleceu a cooperativa de crédito na região e originou a Unicred Sul Catarinense, atualmente a primeira colocada no ranking estadual e a 8ª colocada no ranking que avalia o desempenho das Unicreds de todo o país. Além dos relatos da Unicred o livro registra momentos significativos para a economia brasileira, como as mudanças de moedas e a estabilização da inflação.
Para o médico Rozenir Ramos, presidente da Unicred Sul Catarinense de janeiro de 1994 a março de 2014, ver a cooperativa chegar aos 20 anos entre as 10 primeiras do sistema no país é uma grande conquista. “A criação da Unicred só foi possível por causa das pessoas sérias que apoiaram, ingressaram no sistema e trabalharam por ele. Devemos muito a elas, pois, no início, quem colocou dinheiro na cooperativa é porque acreditava nas pessoas, já que não se conhecia nada sobre o sistema”, explica ele.
Atualmente a Unicred Sul Catarinense conta com nove agências: Criciúma (duas unidades) Tubarão, Araranguá, Braço do Norte, Içara, Imbituba, Laguna e Orleans- e dois postos de atendimento ao cooperado – um na sede da Unimed de Tubarão e outro no Hospital da Unimed de Criciúma.
Colaboração: Lene de Costa/Alfa Comunicação