Educação

Unibave tem o segundo melhor curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Estado

Foto: Divulgação / Comunicação Unibave

Foto: Divulgação / Comunicação Unibave

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave alcançou expressivo destaque no resultado do ciclo avaliativo de 2014 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, aplicado aos cursos de Engenharias, Tecnologias e Licenciaturas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

Entre os resultados desse processo avaliativo, divulgados na última semana, destaca-se o Conceito Preliminar de Curso – CPC, o qual considera o conceito Enade padronizado com outros indicadores, como porcentagem de mestres e doutores no curso, regime de trabalho do corpo docente e percepção dos acadêmicos em relação à IES e ao curso. A nota alcançada pelos cursos no CPC é distribuída entre as faixas 1 e 5.

Foi exatamente no CPC que o curso do Unibave se destacou, obtendo conceito 3,43, o segundo maior entre as IES de Santa Catarina. Em contrapartida, a inserção do índice na faixa 4, situou o curso juntamente com os de outras IES com a maior nota obtida no Estado de Santa Catarina.

Quanto à nota Enade, também distribuída entre as faixas 1 e 5, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unibave alcançou conceito 3, ficando atrás somente das IES estatais (UFSC, UFFS, Udesc) de Santa Catarina.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Zwierewicz, os bons índices são resultado do compromisso de gestores, docentes, profissionais-técnicos do Unibave com uma educação de qualidade. "Estamos atentos às diretrizes curriculares nacionais e às demandas da região de inserção institucional".

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Ismael Dagostin Gomes, o Unibave oportuniza aos acadêmicos uma educação criativa e sistêmica, comprometida com a sustentabilidade. “É dessa forma que possibilitamos um ensino articulado com pesquisa e extensão, estimulando a apropriação, produção e difusão de conhecimentos científicos indispensáveis para a área,  por meio do desenvolvimento de projetos integradores, participação em eventos regionais e internacionais e outras ações que tornam o curso uma referência no Estado. Os resultados de nossos processos avaliativos são reflexo do que desenvolvemos com nossos alunos", ressalta Gomes.

Conforme o reitor do Unibave, Elcio Willemann, "o conceito obtido pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária soma-se aos esforços da instituição em elevar o Índice Geral de Cursos – IGC.

Colaboração: Comunicação Unibave