A participação começa no próximo sábado, dia 28, quando haverá ação do Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Orleans (ACIO) e da CDL Jovem.
O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) terá participação na programação em comemoração aos 108 anos de emancipação política administrativa do município de Orleans, sede da Instituição. A participação começa no próximo sábado, dia 28, quando haverá ação do Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Orleans (ACIO) e da CDL Jovem.
Mas há previsão de exposições, sarau literário e entrada gratuita no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) no dia do aniversário do município e dos 41 anos do Museu, que será na próxima segunda-feira, 30.
Programação começa neste sábado, dia 28
O Unibave estará na praça Celso Ramos apoiando duas ações: uma pelo agosto Laranja e outra junto a 1ª edição da nossa EXPOJOVEM 2021, junto a ACIO e a CDL Jovem. A partir das 8h, a movimentação começa com a conscientização do agosto Laranja, junto a Associação de Deficientes de Orleans e Região (ADORE), com a participação do Núcleo de Apoio à Acessibilidade (NAC) do Unibave.
Conforme a coordenadora do NAC, Sara Böger, as ações fazem parte do mês de luta da pessoa com deficiência (agosto laranja). “Será feita uma ação de sensibilização da população. Vamos levar algumas brincadeiras e dinâmicas, relacionados as barreiras das pessoas com deficiência”, diz Sara. A diretora social da ADORE, Andressa Camargo, explica que será possível “experimentar” as dificuldades com algumas dinâmicas e brincadeiras que vão estar disponíveis, além de convidar as pessoas com deficiência a participar da associação.
Também serão disponibilizadas informações sobre bolsas de estudos para pessoa com deficiência, e o apoio que é dado pelo NAC no Unibave para superação das barreiras. “Mostrar que com os recursos corretos as barreiras vão diminuindo”, afirma Sara. Às 9h, começa a Ação Jovem Empreendedor, organizado pelo Núcleo Jovem Empreendedor ACIO, CDL Jovem e Unibave. Serão apresentados na praça 20 stands, que estarão expostas para realizar troca de contato, além de apoio da Auriverde, Mirts, Sicredi, Clube do Livro e Léo Clube.
Nos dois eventos, serão disponibilizados brindes, chopp, refrigerante e água.
Aniversário de Orleans e dia de fundação do Museu
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) completará 41 anos na segunda-feira, dia 30, aniversário político administrativo de Orleans, que completa 108 anos. Para esse dia a entrada no Museu será gratuita e ainda estão previstas duas exposições.
O funcionamento do Museu começa às 9h, quando abrem também a Exposição de Veículos Antigos de Orleans e a Exposição de flores do movimento das mulheres camponesas. A programação vai até às 17h30. Conforme a diretora do museu, Valdirene Boeger Dorigon, a exposição de flores, é voltada para mudas mais antigas, originarias da época da colonização.
Museu ganha nova identidade visual
Na terça-feira, dia 31, o Malpi faz o lançamento da nova identidade às 16h. A marca foi desenvolvida pela equipe de Comunicação e Marketing da instituição. “A nova identidade busca retratar a ambientação e apresentação ao ar livre do museu. É um dos seus grandes diferencias, transmitindo a ideia de um museu vivo e em movimento”, afirma o coordenador de comunicação, Marcos Dalmoro.
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) é um sonho do Padre João Leonir Dall’Alba, concretizado ainda em vida pelo nosso fundador. O local foi considerado Patrimônio Cultural Brasileiro, além do tombamento estadual e Federal.
Sarau Literário Unibave
Na quarta-feira, dia primeiro de setembro, será organizado o Sarau Literário, realizado no Real Nob Hotel. A professora e organizadora do evento, Juliana Natal, explica que o Sarau é para socializar experiências nas diversas linguagens artísticas e culturais da nossa região.
Estão previstas apresentações de dança contemporânea, música e textos literários escritos por artistas, estudantes e professores do Colégio Unibave e acadêmicos do Unibave. “Também iremos apresentar uma mostra de pintura em tela realizada pelo 5º ano do Colégio Unibave que é intitulada como ‘Seres Estranhos’”, revela a professora.
Dia 02 – Na quinta-feira, acontecerá a reabertura do Espaço Exposição da Casa de Pedra, do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi). Haverá visitas guiadas para idosos e imigrantes haitianos, das 14h às 17h. A ação é uma contrapartida do prêmio do edital Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Por meio da premiação, a Casa de Pedra teve o seu assoalho restaurado, sendo que o local recebeu um sistema de drenagem, com o objetivo de dar escoamento à água, que ficava represada embaixo da edificação, diminuindo a umidade.
Dia 06 – No dia 6, segunda-feira, o Unibave ainda realiza a capacitação para os docentes da rede pública municipal de ensino de Orleans, das 8h às 17h, contrapartida do termo de fomento que vai restauras as calhas e as rodas d’água do museu.
No mesmo dia, às 14h, a prefeitura de Orleans inaugura a estátua em homenagem ao Zé Diabo, no local onde estão às Esculturas do Paredão.