O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) assinou o Termo de Fomento com a Prefeitura de Orleans, durante essa semana, e vai assumir a gestão do Canil Municipal, localizado no Bairro Santa Clara. O valor do termo é de R$ 240 mil e o tempo de contrato é de um ano.
A meta é atender 30 cães e 21 gatos por mês. “Estamos extremamente satisfeitos em deixar que o Unibave faça a gestão do canil. Mesmo assim, o foco da Administração Municipal continua sendo o da conscientização para que a população cuide de seus animais de estimação e que faça a castração para coibir possíveis procriações indesejadas para evitar o abandono”, comentou o prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch.
O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, que também é coordenador do curso de Medicina Veterinária, agradeceu a confiança e a parceria. “Vamos continuar a parceria, agora na gestão do canil, fazendo castração e atendimento aos animais encaminhados pela prefeitura, buscando fazer ainda melhor do que já estamos fazendo pela saúde única de Orleans”, disse o reitor.
No ato da assinatura, estavam presentes a vereadora Mirele Debiasi; o secretário de administração de Orleans, Marcos Ricardo Martins; o procurador do Unibave, Pedro Zilli, e o contador do Unibave, Marcio Redivo Zanprogno.
Pelo contrato, está prevista a castração de cães e felinos, o que vai contribuir com o controle populacional; cirurgias e atendimentos a animais identificados por maus tratos ou abandono. Por meio do curso de Medicina Veterinária, estão previstas ações educativas de conscientização, como palestras em escolas do município.
Experiência
O Unibave mantém, desde 2009, o curso de Medicina Veterinária e ainda o Hospital Veterinário Unibave (HVU), inaugurado em 2012. Por meio da HVU, a Instituição vem realizando parcerias com as prefeituras visando ao controle populacional em busca do melhor em relação ao chamado Saúde Única.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unibave