Faltam poucas etapas para que o Aeroporto Regional Sul entre em funcionamento
Um dos passos importantes para o funcionamento do Aeroporto Regional Sul é a passagem da responsabilidade sobre o mesmo da União para o Estado. O documento que formaliza a mudança deve ficar pronto em mais alguns dias. O pedido foi feito em dezembro.
Ontem, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, esteve em Brasília para verificar a situação.
“Havia a possibilidade de assinarmos hoje (ontem) este documento, mas ainda deve levar alguns dias. Verbalmente, está tudo acertado. O trâmite está sendo feito entre a Casa Civil e a Secretaria Nacional de Aviação Civil. Os termos do convênio já estão certos. Logo o documento será mandado para Florianópolis, para que possamos assiná-lo”, afirma Cobalchini.
Conforme matéria do Diário do Sul, é só com a assinatura deste documento que o governo do Estado poderá lançar o edital para a terceirização da administração do aeroporto. A previsão é de que 60 dias após o lançamento da licitação o processo seja concluído. A intenção é de que o contrato seja assinado com a vencedora no mesmo dia da entrega da fase final das obras físicas, que incluem o acesso da BR-101 ao empreendimento, além da parte de iluminação e segurança de voo.
A próxima fase é a homologação da pista pela Anac e o contato com as empresas de aviação, para que possam operar em Jaguaruna. Contudo, é necessário resolver o imbróglio das indenizações dos proprietários das terras que deram origem ao aeroporto. A dívida é de quase R$ 1 milhão e não há definição de quem irá bancar o débito.