Entidade envolve juristas da região.
O projeto para a criação da União Dos Juristas Católicos de Santa Catarina (UJUCAT-SC) ocorrerá neste sábado, 19, com a missa de fundação na Igreja Santo Antônio de Pádua em Sombrio, presidida pelo vigário auxiliar da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Doutorando em Teologia, Padre Thiago De Moliner.
A criação de uma associação de caráter civil e religioso começou a ser debatida no ano passado, explicam os membros da comissão provisória, Leonardo Silva, Chesman Emerim e Ezequiel Dagostim. “Desde meados do ano de 2017, iniciamos a discussão sobre a criação desta entidade. Após muito debate, encaminhamos ao Bispo Diocesano um projeto, e, a partir dele e com o aval de Dom Jacinto, nos organizamos para a oficialização”.
A UJUCAT-SC envolverá pessoas com formação jurídica, salientam. “Queremos com essa entidade dar uma resposta às demandas sociais, estando atentos aos princípios que se voltam à dignidade do apostolado leigo, da santificação pela profissão. Enfim, buscamos defender os direitos sociais e se opor a graves violações ao direito à vida e da pessoa humana”.
Uma das ações já realizadas, mesmo enquanto comissão provisória aconteceu na cidade de Sombrio. “Debatemos na Câmara de Vereadores de Sombrio a temática da retirada das referências à ideologia de gênero do Plano Municipal de Educação, embate este que ainda enfrentamos enquanto associação”, afirmam.
Colaboração: Eduardo Souza – Assessoria de Imprensa