Sem Categoria

União de provedores estimula avanços tecnológicos no sul catarinense

Núcleo de provedores da Aciva desenvolve projetos e viabiliza cursos, incentivando a inovação.

Foto: Divulgação / Núcleo Aciva

Foto: Divulgação / Núcleo Aciva

Região Sul – O Núcleo de Provedores da Aciva, a Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense, vem inovando ao fechar parcerias e concretizar projetos no intuito de desenvolver e expandir a área da tecnologia no sul do Estado. Criado em 2014, a formação reúne 11 empresas, incluindo provedores de Maracaja, Balneário Rincão, Criciúma, Araranguá, Braço do Norte, Tubarão, Capivari de Baixo, São Ludgero e Armazém.

Neste ano, as reuniões do Núcleo ocorrem na terceira quarta-feira do mês, na sede da Aciva. A próxima está agendada para dia 16 de março. De acordo com o gerente de Tecnologia e Infraestrutura da Contato Internet e Coordenador do Núcleo, Alexandre Fenzke, um dos projetos que deve ser executado é a Central de Negócios em parceria com o Sebrae.

A Central de Negócios é um projeto do Sebrae que tem o objetivo de estimular a cultura da cooperação, possibilitando o fortalecimento de pequenos grupos de empreendedores ou empresários, de um mesmo segmento de atuação.

Entre os benefícios aos participantes, estão obtenção de melhores preços, contratação de serviços em conjunto e redução de custos.

Outra parceria fruto do trabalho do Núcleo é o serviço de armazenamento de conteúdo do Google, utilizando servidores instalados na Contato Internet. A experiência do usuário no acesso melhora e a velocidade também, pois conteúdos que antes seriam buscados no exterior, passam a ser armazenados localmente. "Esse projeto nasceu no Núcleo e teve a colaboração das empresas participantes", destaca.

Além dessa conquista recente, será definida também a realização de um curso ministrado pelo NIC.br, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que desenvolve projetos do Comitê Gestor da Internet no país.

"O IPv6 é um curso que acontece em capitais e que dura quatro, cinco dias", explica o colaborador que  destaca que o objetivo é poupar gastos e facilitar o acesso. "Beneficia as empresas do Núcleo com um custo baixo de participação e facilita a questão do deslocamento", comenta o gerente. O curso deverá ser realizado na Acic, a Associação Empresarial de Criciúma, mas a data ainda não foi definida.

Colaboração: Vanessa Irizaga / Contato Internet