A Unesc recebeu na noite de hoje (7) Moção de Aplauso pela iniciativa de implantar o programa de extensão acadêmica denominado Território Paulo Freire. O programa é um elo entre a Universidade e a comunidade por meio da extensão Universitária, em parceria com lideranças da Região da Grande Santa Luzia e com a União de Bairros de Criciúma (UABC), e que foi lançado oficialmente em solenidade ocorrida no mês passado. A Moção é de autoria do vereador Paulo Ferrarezi (PMDB), e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
“Todos os vereadores estão orgulhosos desse projeto. A Unesc implantou um grande programa de extensão. O programa envolve 16 projetos na área ambiental, de saúde, de educação, sociais aplicadas, de cidadania, engenharias e tecnologias”, comentou o parlamentar, autor da Moção. “A Universidade também é um orgulho nosso. Quem é da pedagogia sabe o grande pensador que Paulo Freire é. A educação é uma grande ferramenta de educação”, enfatizou a presidente da Casa, Tati Teixeira (PSD), que é pedagoga.
O reitor agradeceu o legislativo e disse que é “uma grande satisfação participação deste evento com a presença de tantos professores e alunos envolvidos neste projeto. Enquanto instituição é importante participar da vida da comunidade. Todos juntos, estamos nos comprometendo a fazer um modelo, transformar em um grande projeto e ampliar”.
Durante a execução do programa serão realizadas outras ações das quais se destacam: Unesc na comunidade, ciclo de palestras, curso de formação de lideranças, pois o programa Território Paulo Freire busca apoiar as comunidades envolvidas, a fim de melhorar o ambiente de vida nas diversas áreas do conhecimento.
O território Paulo Freire tem a intenção de contribuir com a transformação das pessoas para que estas, a partir dos seus pequenos espaços, possam transformar o cenário de vida da comunidade e fortalecer a sua cidadania. O reitor Gildo Volpato, as pró-reitoras de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e de Ensino de Graduação, Luciane Ceretta e Robinalva Borges Ferreira respectivamente, além de professores, e acadêmicos, estiveram presentes para receber a Moção.
Colaboração: Daniela Savi