Território Paulo Freire vai atender a grande Santa Luzia
A comunidade da grande Santa Luzia, que abrange 12 bairros de Criciúma, passa a fazer parte em 2014 de um programa audacioso da Unesc, que será lançado nesta quarta-feira (4). O Território Paulo Freire vai desenvolver projetos que potencializem a autonomia dos cidadãos. Seu lançamento ocorre no Centro Comunitário da Santa Luzia, a partir das 19 horas, aberto a toda comunidade e interessados.
“Esta é mais uma importante iniciativa da Unesc, no sentido de ampliar a interação com a comunidade, por meio de todas as áreas de conhecimento, contribuindo com melhorias de qualidade de vida, busca de autonomia e da formação da cidadania”, afirma o reitor Gildo Volpato. No total, serão desenvolvidos 16 projetos, com duração de dois anos e mais de 30 professores e 40 estudantes envolvidos.
“O Território Paulo Freire representa um avanço importante para intensificar a relação da Universidade com a Comunidade. É um projeto audacioso que torna a Unesc ainda mais comunitária”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta. Alguns projetos têm públicos alvos, outros vão atender toda a comunidade.
Os cursos da Unesc são divididos em quatro UNAs (Unidades Acadêmicas), que compreendem áreas de conhecimento distintas. Os projetos vão abranger essas quatro áreas: “Ciências, Engenharias e Tecnologias”; “Ciências Sociais Aplicadas”; “Humanidades, Ciências e Educação”; “Ciências da Saúde”.
Pensadas pela comunidade
Desde de novembro de 2013, representantes da Unesc se reúnem com lideranças da grande Santa Luzia. Depois de vários encontros eles elencaram necessidades que os bairros possuem e elaboraram projetos de extensão. “O Território Paulo Freire vem ao encontro das necessidades dos bairros de Criciúma, pois as ações a serem realizadas irão quebrar paradigmas e aproximar a comunidade do espaço de ensino, trazendo benefícios para os moradores que estarão envolvidos diretamente na execução dos projetos”, comenta o presidente da UABC (União das Associação de Bairros de Criciúma), Édson Luiz do Nascimento, o Paiol.
Serão atendidos os bairros Vila Belmiro/Jardim União, Progresso, Vila Manaus, Mineira Velha, Santa Luzia, Mineira Nova, São Sebastião, São Defende, Imperatriz, Nova Esperança, Santo André e São Francisco.
Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc