Entrega foi feita pelo reitor Gildo Volpato e colaboradores do IPAT ao chefe do executivo lauromüllense e representantes da Casan
A Unesc, através do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) entregou o relatório do Plano de Saneamento Básico de Lauro Müller nesta segunda-feira (17/9). Contratado em 2011 o relatório traz indicadores dos locais onde há maior necessidade de investimentos, levando em conta cinco elementos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e drenagem urbana, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e sociais.
A entrega foi feita pelo reitor Gildo Volpato e colaboradores do IPAT ao prefeito Hélio Luiz Bunn e representantes da Casan, com a participação do vice-prefeito Paulo César Antunes, funcionários públicos e comunidade. “Para nós é uma satisfação vocês terem escolhidos a Unesc, que é uma Universidade da nossa região”, destacou Volpato. Os representantes da Casan Vilmar Tadeu Bonetti e Valberto Arns destacaram a qualidade do Plano de Saneamento produzido pela Unesc.
Plano de Saneamento Básico
O Plano de Saneamento Básico é um conjunto de procedimentos adotados em uma determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica e saudável para os habitantes, além de melhorar a aparência do local.
Para sua elaboração instituiu-se um grupo executivo composto por técnicos do poder público do município. Eles auxiliam e avaliam o serviço realizado pela equipe de técnicos do Iparque, que por sua vez elaboram um diagnóstico completo, detalhando todos os pontos de possíveis melhorias em determinados locais da região.