Educação

Unesc é a quarta universidade brasileira com mais citações em trabalhos científicos

A Unesc figurou mais uma vez esta semana como destaque nacional na pesquisa. A Universidade aparece em reportagem na Folha de São Paulo, do dia 22 de abril de 2013, como a quarta instituição brasileira com mais citações proporcional ao número de publicações em trabalhos científicos. “A Unesc é uma das universidades que puxa a qualidade da pesquisa do Brasil para cima, sendo a quarta universidade brasileira com mais citações, reflexo de muito empenho e dedicação de nossos pesquisadores (docentes e estudantes) e também do forte investimento institucional”, analisou o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Ricardo Pinho.




A reportagem da Folha traz um aumento da produção científica brasileira, mas com uma queda no índice de qualidade, determinado pelo número de vezes que cada artigo é citado por outros cientistas (o chamado "índice impacto"). A Unesc, porem, é uma das universidades que influencia para cima, tanto em quantidade como em qualidade. As informações foram coletas pela Folha a partir da base aberta de dados Scimago (alimentada pela plataforma Scopus, da editora de revistas científicas Elsevier) e do Ranking Universitário Folha 2012.

No Brasil

De 2001 para 2011, o Brasil subiu de 17º lugar mundial na quantidade de artigos publicados para 13º. Em 2011, os pesquisadores brasileiros publicaram 49.664 artigos, que equivale a 3,5 vezes a produção de 2001 (13.846 trabalhos). Porém, na qualidade, o Brasil passou de 31º lugar mundial para 40º.