A Unesc está com inscrições abertas para os alunos interessados em participar do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). São 240 bolsas direcionadas para alunos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.
Os interessados devem se inscrever na coordenação do seu curso até o dia 27 de fevereiro de 2014.
Como vai funcionar
A partir de março de 2014, semanalmente, os alunos terão um encontro na Unesc, para discutir a docência, e um período em uma escola da rede pública de Criciúma, onde colocarão em prática o que debateram na Universidade. “É como se o acadêmico aprendesse a ser professor. Ele é levado a trabalhar com atividades que ensinam”, explicou o coordenador institucional do programa, Carlos Arcangelo Schlickmann.
Serão selecionados, em outro processo seletivo, 29 professores da rede pública para supervisionar e orientar os estudantes da Unesc. Além de 17 docentes da Universidade, que irão coordenar nove subprojetos, que serão desenvolvidos no ensino infantil, fundamental e médio, sendo um para cada curso e um interdisciplinar.
Vagas por curso:
– Artes Visuais: 25 bolsas
– Ciências Biológicas: 25 bolsas
– Educação Física: 45 bolsas
– Geografia: 15 bolsas
– História: 25 bolsas
– Letras: 15 bolsas
– Matemática: 25 bolsas
– Pedagogia: 40 bolsas
– Interdisciplinar (Artes Visuais, História, letras e Pedagogia): 25 bolsas
Pibid
O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
A Unesc aprovou, junto a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um projeto que garante $ 1.931.670,00 por ano, apenas em bolsas de estudos, nos próximos quatro anos.
Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc