Previsão é que chuva continua no dia de hoje.
Uma noite de monitoramento, o volume de água no rio Braço do Norte subindo, famílias sendo retiradas de residências e comunidades isoladas em direção a São Ludgero. A previsão é que a chuva continue na mesma intensidade durante o dia e o pedido continua o mesmo, que as pessoas fiquem em alerta e no caso de ajuda liguem para o 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 99203 3279/99912 8865 (Secretaria de Obras). As pontes Adolfo Schlickmann e Rosiney da Silva Walter, localizadas no centro da cidade, continuam dando passagem normalmente.
Atualmente, no perímetro urbano a maior preocupação é com as famílias que residem no bairro Beira Rio com alagamento resultado do represamento do rio Berlin, que passa pela divisa dos bairros Encosta do Sol e Beira. Em relação as comunidades do interior a ponte próxima a Sede Administrativa da Cegero está tomada por água do rio Braço do Norte, dando acesso ao Bom Retiro e Barra do Norte, e a mesma situação é em relação a ponte que dá acesso a comunidade da Nova Estrela, Rio Pinheiros e a ponte da Ponte Baixa.
Durante a noite uma família foi alojada no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann e na madrugada de hoje, quarta-feira, 4 de maio, móveis e famílias foram e estão sendo retiradas de suas casas, localizadas no bairro Beira Rio.
O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, lembra que a prioridade no momento é garantir a segurança das pessoas diante do aumento do volume das águas nos rios e riachos. “Temos os telefones para contatos e vamos auxiliar as pessoas que precisem de ajuda nesse momento. Aproveito para agradecer as pessoas que estão se prontificando e incorporando a equipe de ação para ajudar as famílias. Temos identificados desmoronamentos, deslocamentos de pedras em vias municipais e outras situações que não estão colocando em risco a vida de pessoas”, pontua.
Já o Coordenador da Defesa Civil, Júlio Pozza, agradece a todos que estão engajados no auxilio às famílias e no monitoramento do município. “A previsão é que a chuva continue com a mesma intensidade, que o volume de água siga o mesmo, podendo aumentar os alagamentos. Reforçamos o pedido para que as pessoas fiquem longe de rios e riachos, não arrisquem passagem em alagamentos e que se precisar entre em contato via telefone”, ressalta.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a equipe, o grupo de trabalho, continua em alerta com o foco na segurança das pessoas. “Nós seguimos os trabalhos com união e integração e, antecipadamente, agradecemos todas as pessoas que, direta e indiretamente, estão auxiliando “, enfatiza.