Grande parte dos brasileiros já ouviu falar na marca Honda, seja ela mencionada quando se fala em motos, carros ou outros veículos. Ela foi fundada em 1948, na cidade de Hamamatsu, no Japão, pelo engenheiro Soichiro Honda e seu sócio Takeo Fujisawa. Trabalharam juntos com o intuito de criar uma marca que garantisse a seus consumidores um melhoramento na sua mobilidade.
No Brasil, ela chegou no ano de 1971, inicialmente somente com motos, mas depois de dois anos começou a importar outros veículos. Em 1974, a empresa japonesa conseguiu adquirir um terreno no município de Sumaré, em São Paulo. Entretanto, um ano depois, a fábrica se obrigou a se reinstalar no polo industrial de Manaus, após o governo ter vetado suas importações. Em 1976, foi iniciada a produção em massa da Honda CG-125, tendo como seu principal garoto-propaganda o rei Pelé, um craque do futebol brasileiro.
No ano de 1996, já com uma produção gigantesca, a Honda decidiu iniciar a construção de uma nova fábrica no Brasil, novamente no município de Sumaré, sendo inaugurada um ano depois e possuindo capacidade para a produção de 15.000 carros no modelo Civic sedan anualmente. Até 2005, segundo cálculos da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (FENABRAVE), foram emplacados 57.059 veículos produzidos pela Honda dentro do território brasileiro.
Atualmente, a Honda produz diversos tipos de veículos, como motocicletas, automóveis, geradores, motores para barco, entre outros. Possui um faturamento próximo dos 15 trilhões de ienes, a moeda oficial do Japão. A empresa está em constante evolução e possui um compromisso com a sustentabilidade do planeta, através de tecnologias que buscam reduzir as emissões de carbono na atmosfera e gradativamente fazer com que seus veículos não dependam de fontes não renováveis (como o petróleo, que é o principal material para produção de gasolina e diesel) para se locomoverem.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://global.honda
https://www.honda.com.br