Após o resgate, a cobra foi devolvida à natureza, conforme destacou o especialista
Uma das cobras mais venenosas do Brasil foi descoberta em um local inesperado em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. O biólogo Christian Raboch Lempek, responsável pelo resgate, relatou que a serpente estava entre as cobertas deixadas pela moradora para aquecer seus cães.
— Foi um resgate realmente inusitado. Com a chegada do frio, a senhora colocou uma garrafa pet com água quente para aquecer os cachorros, mas acabou atraindo um outro tipo de hóspede — comentou o biólogo em um vídeo publicado nas redes sociais.
A serpente, um filhote de jararaca, uma das espécies mais peçonhentas do país, foi retirada do local sem causar danos aos animais. Após o resgate, a cobra foi devolvida à natureza, conforme destacou o especialista.
Características da jararaca
As jararacas são serpentes que se alimentam de pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. Segundo a Fiocruz, elas podem alcançar até 1,20 metro de comprimento.
O Ministério da Saúde alerta que as jararacas são responsáveis pela maioria dos acidentes com serpentes no Brasil, com 69,3% das picadas registradas em 2022 atribuídas a essa espécie, especialmente comum no Norte de Santa Catarina.
Apesar de sua periculosidade, a jararaca desempenha um papel crucial no ecossistema, ajudando a controlar pragas. Além disso, sua peçonha é utilizada na produção de medicamentos para tratar doenças cardíacas e circulatórias, conforme informações do Governo Federal.