A busca pelo Conhecimento

Um Verdadeiro Ícone e uma Beleza de Nova York: Descubra o Empire State Building

Foto – Divulgação

Com uma altura de 443 metros, o Empire State Building é um dos diversos arranha-céus que podemos encontrar no centro de Manhattan, na cidade de Nova York, Estados Unidos.

Sua construção começou no dia 17 de março de 1930, justamente para coincidir com a data em que é celebrado São Patrício, sendo influenciada pelo então presidente da Empire State Inc., Al Smith. O projeto foi desenvolvido em estilo Art Déco, pelo arquiteto americano William F. Lamb, e contou com a mão de obra de 3.400 trabalhadores, a maioria desses imigrantes europeus. Ao final da obra, infelizmente, cinco pessoas perderam suas vidas. A construção foi concluída em um período de apenas 410 dias, e em 1º de maio de 1931, foi finalmente inaugurado.

O projeto foi desenvolvido para garantir que o prédio conquistasse o título de mais alto do mundo, fruto de uma competição com o 40 Wall Street e o Chrysler Building. Foi aberto ao público no mesmo dia de sua inauguração, ou seja, em 1º de maio de 1931, durante uma cerimônia que contou com o acendimento de luzes por meio do apertar de botões pelo então presidente dos Estados Unidos, Herbert Hoover, na capital Washington, D.C.

Como os Estados Unidos estavam passando pela crise de 1929 na época da inauguração, muitas das salas comerciais e dependências do edifício ficaram desocupadas por muito tempo, o que acarretou uma falta de lucratividade que se estendeu até o início da década de 1950. Ele foi considerado o edifício mais alto do mundo até o ano de 1971, quando perdeu o título para as Torres Gêmeas do World Trade Center.

O edifício foi alvo de uma colisão de um bombardeiro tipo B-25 em 28 de julho de 1945, por volta das 9h40. Acontece que o piloto, tenente-coronel Willian Franklin Smith Jr., não conseguindo ter muita visibilidade da cidade por conta de um nevoeiro, acabou colidindo com o lado norte do edifício, entre os andares 78 e 80, causando um incêndio que tirou a vida de 14 pessoas e acarretou no fechamento do prédio por uma semana.

O edifício ficou mundialmente famoso pela sua aparição no filme King Kong, de 1933, no qual o gorila escala o prédio e sobe até sua parte superior para combater os aviões que o perseguiam. Além de King Kong, com o passar dos anos, ele voltou a aparecer em outras produções de Hollywood, ultrapassando as fronteiras do país e tornando-se um símbolo de Nova York e dos Estados Unidos da América.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Empire State Building. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Empire_State_Building. Acesso em 11 dez. 2024.

Notícias Relacionadas

Valdir Fontanella se prepara para assumir a presidência da AMREC em 2025

Encontro com prefeitos da região busca realizar um alinhamento a fim de garantir uma transição eficiente.

Empresário Gilmar Cechet cogita se candidatar a vice-presidente do Criciúma

Cechet analisa a possibilidade de concorrer a eleição do Criciúma

Recordando Apollo 17, a Última Viagem do Ser Humano à Lua

Criciúma convoca eleição para vice-presidente