O estado de Minas Gerais se situa na região sudeste do país e é classificado como o quarto maior estado em extensão territorial. Abriga uma população de 20.539.989 habitantes, ganhando a segunda posição no ranking dos estados mais populosos, perdendo apenas para São Paulo.
A história do local remete a milhares de anos atrás, pois foram encontradas evidências e fósseis humanos que viveram há cerca de 10 mil. Vale ressaltar que foi nesse estado, mais precisamente em uma comunidade entre as cidades de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, que foi encontrado o fóssil humano mais antigo de toda a América do Sul (com cerca de 12.500 a 13.000 anos), o qual deram nome de Luzia. Até a chegada dos portugueses, o lugar era habitado por comunidades indígenas, entretanto com a entrada do “homem branco” no estado, o cenário mudou completamente pois rapidamente foi descoberto a presença do precioso metal ouro nessas terras. Isso foi significativo para atrair pessoas de todas as partes do país no sentido de extrair esse metal e vender a altíssimos valores.
É um estado não banhado pelo oceano atlântico, faz divisa a sudoeste e sul com São Paulo, a leste com Mato Grosso do Sul, noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, leste com o Espírito Santo e sudeste com o Rio de Janeiro. Seus tipos climáticos são bem variáveis dependendo a região que se localiza, ocorre a presença do clima tropical de monção, tropical de savana, subtropical úmido, subtropical oceânico, subtropical úmido de inverno seco e por último, mas não menos importante, temos o subtropical de altitude.
Por ser um estado amplo em extensão territorial, Minas Gerais foi dividido em 12 messoregiões, sendo elas: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
Se tratando de religião, segundo o censo do IBGE realizado em 2010, Minas Gerais possuía cerca de 13,8 milhões de pessoas adeptas ao catolicismo, 1,2 milhões declararam ser evangélicos, 420 mil seguem o espiritismo, cerca de 19 mil são umbandistas e candombledistas, e cerca de 1 milhão consideram ser ateus.
Minas Gerais é um estado cuja as suas cidades ainda preservam a arquitetura da era colonial brasileira. Muitas casas, comércios e igrejas em pleno século XXI, são preservados com os mínimos detalhes para que suas fachadas permaneçam originais e nunca mudem do aspecto de quando foram construídas. Essa arquitetura única, é o que faz milhares de pessoas visitarem o estado anualmente, pois um lugar com esse ambiente nos faz votarmos e imaginarmos como era o tempo no Brasil colônia.
Clique neste link para acessar a história de um outro estado da região sudeste.
Escrito por Thiago Fontanela