A idade moderna é o período histórico que sucedeu a idade média e compreende desde a queda de Constantinopla, no século XV até a Revolução Francesa, iniciada em 14 de Julho de 1789.
Neste período aconteceram mudanças que foram cruciais para termos esse planeta o qual conhecemos hoje, pois é nesse período que houve as grandes navegações, que culminaram com o descobrimento do continente americano, também foi caracterizada pelo surgimento do movimento renascentista e uma enorme disseminação do cristianismo pelo mundo afora.
O feudalismo foi drasticamente extinto nesse novo período, e em uma velocidade muito alta as cidades vinham surgindo e se desenvolvendo. Com isso começou a gerar uma economia forte e assim aparece um novo sistema econômico que foi uma das maiores inovações já vistas na humanidade: o modelo capitalista.
Com a tomada de Constantinopla pelos turcos, houve uma dificuldade extrema para os povos europeus acessarem o continente asiático através do mar mediterrâneo, assim foram obrigados a traçarem novas rotas para isso.
Portugal e Espanha foram os pioneiros na exploração marítima, os portugueses lançaram-se ao mar antes dos espanhóis e através das expedições lideradas por Vasco da Gama e Bartolomeu Dias, conseguiram com sucesso contornar o continente Africano para assim chegarem na Índia e em outros países da Ásia.
A Espanha atrasou um pouco suas expedições, mas logo que iniciaram planejaram uma outra rota para não copiar a dos portugueses, assim foi dado ao famoso navegador Cristóvão Colombo, a responsabilidade de navegar até o continente asiático. Ele acreditou na hipótese de chegar à Índia sempre navegando para o oeste do globo, entretanto, não sabia da existência de um novo continente nesse caminho, foi aí que suas embarcações atracaram na atual ilha de Bahamas, na América Central a qual deu o nome aos povos nativos de “índios”, pois até aquele momento considerava que tinha chegado na Índia.
Outro ponto importante para destacarmos aqui, é o movimento conhecido como renascimento. Teve sua origem por volta do fim do século XIV, em uma região do norte da Itália chamada Toscana e, que rapidamente se espalhou por toda a Europa Ocidental. Ele se caracterizava como um movimento ligado à arte, filosofia e a ciência, onde se reformulou totalmente o pensamento da época ligado à divindade. Para ser mais claro: até esse época praticamente tudo o que ocorria em volta a sociedade e no mundo, era ligado a Deus e seres supremos, já no pensamento renascentista, os fenômenos e acontecimentos globais começaram a ser explicados através de uma visão racionalista humana, não sendo ligado ao dogmatismo religioso.E aí, gostou do conteúdo?
Clique neste link para saber um pouco mais sobre um outro período histórico.