A busca pelo Conhecimento

Um lugar composto por grandes planícies; conheça um pouco do Mato Grosso do Sul

A região sempre foi habitada por povos nativos, entre eles destacam-se: guaranis, terenas e caiapós

Foto: Divulgação

Localizado na região centro-oeste do Brasil, o Mato Grosso do Sul é um estado que corresponde uma área total de 357.145.532 Km² e abriga uma população de 2.838.188 habitantes. Foi desmembrado de seu vizinho Mato Grosso, por meio da lei n°31 de 11 de Outubro de 1977, sendo assinado pelo então general Ernesto Geisel, comandante da ditadura militar instalada no país no ano de 1964.

A região sempre foi habitada por povos nativos, entre eles destacam-se: guaranis, terenas e caiapós. Com às expedições portuguesas iniciadas no ano de 1500, esse território também não ficou de fora das explorações, relatos apontam que o primeiro português a adentrar as terras do Mato Grosso do Sul teria sido o conquistador Aleixo Garcia, por volta de 1524.

O território do estado apresenta altitudes que variam de 200 a 600 metros acima do nível do mar, e é nas menores altitudes que podemos encontrar o famoso Pantanal matogrossense. Não possui litoral, entretanto faz divisa com cinco estados brasileiros, a oeste limita-se com a Bolívia e ao sul/sudeste com o Paraguai.

Possui 4 tipos climáticos predominantes, são eles: tropical equatorial, tropical de monção, tropical de savana e subtropical úmido.

Sua extensão territorial é grande, porém apresenta poucos municípios (79 no total), divididos em quatro mesorregiões, são elas: Pantanais de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Leste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Desde o final do século XIX, a população do estado começou a crescer constantemente em um ritmo acelerado, a maioria das pessoas eram residentes de outros estados da federação, mas escolheram o lugar para darem continuidade a suas vidas. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2010, a população se dividia em 47,29% de pessoas brancas, 43,59% pardos, 4,90% pretos, 2,99% indígenas e 1,22% amarelos.

A economia do estado é grande parte resultante da produção agrícola, pois ele concentra uma das maiores criações de bovinos no país. Também podemos adicionar o setor industrial, a extração de minerais e o turismo como outras grandes geradoras de renda.

Texto escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

Unibave realiza Test Drive nesta segunda-feira

A Instituição apresentará os 16 cursos de graduação e os seis cursos técnicos, além de claro, de ser uma oportunidade de vivenciar todo o espaço e infraestrutura do Unibave.

Picape com 26 mil maços de cigarros contrabandeados é apreendida em SC

Os agentes notaram uma picape suspeita e deram ordem de parada ao motorista, que, em vez de obedecer, acelerou o veículo e fugiu

Duas pessoas morrem e casa é destruída por incêndio em São Joaquim

A investigação se concentrará em descobrir o que causou o incêndio e por que as autoridades não foram chamadas enquanto o fogo ainda estava ativo.

Revés para o Palmeiras entra na lista de piores goleadas do Criciúma na Série A

Antes disso, em 1993, o Criciúma havia sido derrotado por 5 a 1 para o União São João, em Araras.