A região sempre foi habitada por povos nativos, entre eles destacam-se: guaranis, terenas e caiapós
Localizado na região centro-oeste do Brasil, o Mato Grosso do Sul é um estado que corresponde uma área total de 357.145.532 Km² e abriga uma população de 2.838.188 habitantes. Foi desmembrado de seu vizinho Mato Grosso, por meio da lei n°31 de 11 de Outubro de 1977, sendo assinado pelo então general Ernesto Geisel, comandante da ditadura militar instalada no país no ano de 1964.
A região sempre foi habitada por povos nativos, entre eles destacam-se: guaranis, terenas e caiapós. Com às expedições portuguesas iniciadas no ano de 1500, esse território também não ficou de fora das explorações, relatos apontam que o primeiro português a adentrar as terras do Mato Grosso do Sul teria sido o conquistador Aleixo Garcia, por volta de 1524.
O território do estado apresenta altitudes que variam de 200 a 600 metros acima do nível do mar, e é nas menores altitudes que podemos encontrar o famoso Pantanal matogrossense. Não possui litoral, entretanto faz divisa com cinco estados brasileiros, a oeste limita-se com a Bolívia e ao sul/sudeste com o Paraguai.
Possui 4 tipos climáticos predominantes, são eles: tropical equatorial, tropical de monção, tropical de savana e subtropical úmido.
Sua extensão territorial é grande, porém apresenta poucos municípios (79 no total), divididos em quatro mesorregiões, são elas: Pantanais de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Leste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Desde o final do século XIX, a população do estado começou a crescer constantemente em um ritmo acelerado, a maioria das pessoas eram residentes de outros estados da federação, mas escolheram o lugar para darem continuidade a suas vidas. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2010, a população se dividia em 47,29% de pessoas brancas, 43,59% pardos, 4,90% pretos, 2,99% indígenas e 1,22% amarelos.
A economia do estado é grande parte resultante da produção agrícola, pois ele concentra uma das maiores criações de bovinos no país. Também podemos adicionar o setor industrial, a extração de minerais e o turismo como outras grandes geradoras de renda.
Texto escrito por Thiago Fontanela