Fundado em 1947 pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um dos maiores e mais visitados museus do Brasil. Está localizado na Avenida Paulista, número 1578, no bairro Bela Vista, em São Paulo, e sua coleção conta com mais de 11 mil obras, incluindo peças europeias, africanas, asiáticas e americanas. Sua arquitetura chama muita atenção dos turistas e visitantes, pois é algo muito diferente da realidade que as pessoas estão acostumadas.
O famoso design foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e consiste em um vão livre de 74 metros, sustentado por quatro pilares em suas extremidades. Segundo a arquiteta, esse vão livre oferece uma vista panorâmica do centro da cidade e faz com que as pessoas se sintam admiradas pela forma da construção. Sua estrutura interna também chama a atenção das pessoas, pois existem suportes de vidro que exibem as obras de arte de forma suspensa, possibilitando que os visitantes visualizem as peças em 360 graus.
Infelizmente, o museu também enfrenta dificuldades econômicas, entre elas: a falta de investimentos para que sua estrutura e suas obras estejam sempre em boas condições; a quantidade de patrocinadores, que em tempos de crise econômica pode cair significativamente; e os impactos que a pandemia da COVID-19 deixou, pois foram obrigados a fechar as portas do museu temporariamente e gastar em medidas de segurança sanitária logo que ele voltou a ser aberto ao público.
Entretanto, o museu está constantemente buscando formas para garantir sua sustentabilidade financeira, como por exemplo: buscar novas parcerias com entidades e empresas privadas; conseguir ajuda financeira de instituições internacionais ligadas à cultura, principalmente para garantir a boa conservação de suas obras; e investir em tecnologias que proporcionem ao usuário uma experiência marcante dentro do museu, criando aplicativos e ferramentas digitais acessíveis a todos, aumentando assim a procura das pessoas.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://masp.org.br
https://www.culturagenial.com
Escrito por Thiago Fontanela