Desenvolvido e lançado inicialmente no Japão, no dia 13 de setembro de1985, Super Mario Bros. é um dos maiores e mais conhecidos jogos em todo o planeta. Caracterizado como um jogo de plataforma, foi criado pela empresa Nintendo Research & Development 4 para ser diversão e lazer do público infantil e adolescente. Foi projetado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, dois designers e produtores de jogos japoneses. Outros jogos importantes para a indústria de videogames que tiveram a participação desses profissionais foram: Donkey Kong, Star Fox, F-Zero e Pikmin.
O jogo possui dois personagens jogáveis: o próprio Mario e seu irmão Luigi. Já as outras aparições que se encontram ao desenrolar do jogo são inimigos acrescentados com o objetivo de dificultar a jogabilidade. Mario e Luigi têm a difícil missão de enfrentar esses obstáculos para chegar ao final do jogo e resgatar a Princesa Toadstool (Peach), sequestrada pelo vilão Bowser.
Para chegar ao final, os personagens devem passar por 8 mundos diferentes, cada um contendo 4 níveis. Para concluir com sucesso, no final de cada mundo é necessário enfrentar um vilão enviado por Bowser. Durante o percurso, Mario e Luigi são livres para correr, pular e nadar; podem encontrar moedas que, ao somar 100, concedem uma vida extra; a flor de fogo dá a eles o poder de lançar bolas de fogo contra os inimigos; o super cogumelo permite que eles cresçam e derrotem inimigos sem encolher; também podemos encontrar blocos de interrogação contendo moedas e a estrela, que dá a eles, por um pequeno tempo, o super poder de derrotar inimigos apenas com o toque.
Além de contribuir muito para a indústria dos videogames após a crise que se estabeleceu em 1983, o jogo ainda conseguiu fazer com que muitas crianças tivessem uma infância mais feliz e divertida, com aspectos inovadores e diferentes de tudo o que já existia no seu ramo.