Fenômeno atinge seu pico na noite entre 14 e 15 de dezembro, com possibilidade de avistamento de 120 meteoros por hora
A última grande chuva de meteoros do ano poderá ser observada a partir desta quarta-feira, 13, no Brasil. A Geminídeas, que deve seu nome à constelação de Gêmeos, terá seu pico na noite entre 14 e 15 de dezembro.
Com possibilidade de avistamento de cerca de 120 meteoros por hora no pico, as Geminídeas é considerada uma das chuvas de meteoros mais espetaculares do ano e as condições de visualização são favoráveis, já que a lua estará apenas 1% cheia.
O que são chuvas de meteoros?
As chuvas de meteoros são fenômenos dos mais apreciados pelos amantes da astronomia. Os meteoros são fenômenos luminosos atmosféricos que acontecem com a entrada de meteoroides em altíssima velocidade na atmosfera da Terra. Os meteoroides são fragmentos de cometas ou de asteroides que ficam à deriva no espaço.
Conforme a rocha espacial cai em direção à Terra, a resistência do ar, atuando no meteoroide, ocasiona a ablação, formando um “rastro” brilhante. Quando a Terra encontra muitos meteoroides ao mesmo tempo, temos uma chuva de meteoros. Esse fenômeno acontece quando nosso planeta passa pelas zonas de detritos deixadas pelos cometas — ou asteroides.
Os meteoroides são geralmente pequenos, desde partículas de poeira até pedregulhos. Eles quase sempre são pequenos o suficiente para queimar rapidamente na atmosfera.
Com informações SCC10